quarta-feira, 6 de outubro de 2010

ESTUDOS DOUTRINÁRIOS / PECADO

O Pecado



1-) Origem do Pecado
2-) Conseqüências
3-) Promessa de Redenção


1-) Origem do Pecado

            Pecado é seguir o seu próprio caminho, à revelia dos caminhos de Deus (Isaías 53.6)
            A origem do pecado na espécie humana teve início no Jardim do Éden, quando Adão seduzido por Eva e esta por sua vez por Satanás, comeu do fruto da árvore da ciência do bem e do mal, em desobediência à Palavra de Deus.  Nota: Não obstante ter sido Eva a primeira a comer do fruto da árvore proibida, o pecado é imputado a Adão por estar em posição de autoridade sobre a mulher (Romanos 5.14).

2-) Conseqüências

            Por causa do pecado de Adão toda a humanidade ficou debaixo da maldição. Esta maldição é tripartida: a morte física, espiritual e eterna, a doença e a pobreza. Por morte física entende-se a separação do homem com Deus em vida.  Morte eterna é o destino do homem depois da morte física.
            O homem não é pecador por pecar, mas peca por ser pecador (Romanos 7.14-25)

3-) Promessas de Redenção

            Logo após a queda do homem, Deus faz uma promessa e provisão para a reabilitação do homem, através da morte substituta de uma vítima inocente (Gênesis 3.21)
            A redenção da alma humana só pode ser feita através da expiação por um sacrifício de sangue (Hebreus 9.22). O pecado faz sempre a separação do homem de Deus e impede que Deus responda às orações que lhe são dirigidas (Lam 3.39-44). A única  forma para restabelecer a comunhão com Deus é através do arrependimento (2 Crônicas 7.14.15). Deus nos convence do nosso pecado de três maneiras distintas:
    -    Pela sua Palavra (Hebreus 4.12; 2 Timóteo 3.16,17)
    -    Pelo seu Espírito Santo (João 16.7,8) e
    -    Por intermédio de alguém (Mateus 18.15-17)
Nota: É muito perigoso negligenciar os alertas que Deus nos envia acerca do estado da nossa alma, pois Deus, depois de certo número de avisos, pára de nos advertir (Gênesis 6.3)



Nenhum comentário:

Postar um comentário