domingo, 10 de outubro de 2010

ESTUDOS DOUTRINÁRIOS / ESPÍRITO SANTO

Espírito Santo


1-) Natureza do Espírito Santo
2-) Divindade
3-) O Espírito Santo é uma Pessoa
4-) Nomes do Espírito Santo

1-) Natureza do Espírito Santo
O Senhor Espírito Santo é a terceira pessoa de Deus. Existe um só Deus, mas são três pessoas distintas que formam uma unidade entre si (Gênesis 1.26; 1 João 5.7 - aqui o verbo é usado no plural “nós” mas é referente a Deus Pai, Filho e Espírito Santo.  Estando em pé de igualdade com o Pai e Jesus na expressão “no céu”: o Pai, a Palavra e o Espírito Santo (1 João 5.7)
2-) Sua  Divindade
            Prova-se a divindade do Espírito Santo pelos seguintes fatos:
Atributos divinos:
            Ele é: Eterno, onipresente, onipotente e onisciente (Hebreus 9.14; Salmos 139.7; 1Cor. 2.10)
Obras Divinas:
 Criação. regeneração e ressurreição (Gn 1.2; Jó 33.4; João 3.5-8; Rm 8.11)
É classificado com o Pai e o Filho:
         1 Cor 12.4-6, 2 Cor 13.13, Mateus 28.19).
3-) O Espírito Santo é uma pessoa
A Bíblia fala acerca do Espírito Santo de forma que não deixa dúvidas sobre a Sua personalidade.
Ele possui atributos de personalidade:
Mente             (1 Cor    2.10,11)
Vontade         ( 1 Cor  12.11)
Sentimentos   ( Efésios 4.20)


Atividades pessoais que lhe são atribuídas:

Revela            (2 Pe 1.21)
Ensina           ( Jo 14.26)
Clama            (Gál 4.6)
Intercede       ( Rm 8.26)
Fala                (Apoc 2.7)
Ordena          (At 16.6,7)
Testifica         ( Jo 16.26)
Entristece-se  (Ef   4.30) 

4-) Nomes do Espírito Santo
Outros nomes pelos quais o Espírito Santo é conhecido e que demonstra as suas funções no mundo:
Espírito de Cristo: Enviado para representar Jesus (João 14.26)                  
Consolador: (PARACLETO no grego) significa “Aquele que é chamado para ficar ao lado de outrém”, com o propósito de ajudá-lo em qualquer eventualidade (João 14.6).         
Espírito de Verdade: A função do Espírito Santo é revelar Jesus e guiar os crentes através da Palavra de Deus. (Jo 14.23-26)

Batismo no Espírito Santo


Como receber o batismo no Espírito Santo

1-) Últimas instruções
Em primeiro lugar, devemos ter a necessidade do batismo no Espírito Santo e desejar esta experiência nas nossas vidas.  Durante cerca de 30 anos, Jesus não fez um único milagre. Só depois de Jesus ser cheio do Espírito Santo (Lc 3.21,22) é que Ele saiu no Seu poder ensinando (Lc 4.44 ) e curando todo o gênero de enfermidades (Lc 4.18-20).  Tudo estava correndo muito bem, multidões convertiam-se a Jesus, arrependiam-se dos seu pecados, eram curados e tinham as suas necessidades supridas.   Jesus avisou os discípulos de que Ele ia morrer e depois ia para o Pai. Naturalmente os discípulos devem ter ficado tristes ao saberem tal notícia, mas Jesus disse-lhes: (Jo 14:16,17; 16.7).
Entretanto, Jesus morreu na cruz e ao fim de três dias ressuscitou, tendo andado na Terra por quarenta dias. As últimas instruções que Jesus deu aos seus discípulos encontram-se em Atos 1.4,5,8; Lc 24.49; Jo 14.16,26).                                                                                                     Repare que as últimas instruções de Jesus antes de ir para o céu foi dizer aos discípulos que esperassem até serem batizados no Espírito Santo. Os discípulos esperam e no célebre dia de Pentecostes, o Espírito Santo chegou à Terra. E a glória de Deus ainda aqui está e estará (At 2.1-4).   
                                                                                                                                                                O O Espírito Santo não é uma coisa, é a Terceira pessoa de Deus e conforme Jesus disse. Ele veio para nos guiar, ensinar, consolar e revestir de poder.                                                                     O Espírito Santo nunca fala de si mesmo, mas veio para mostrar Jesus e nos falar d’Ele como nosso Salvador; Jesus, hoje fala-nos através do Espírito Santo.
Portanto, se Jesus pôs uma ênfase tão grande à volta do Espírito Santo, eu penso que todo o cristão devia desejar receber este batismo. 
O cristão, depois de receber Jesus, já tem o Espírito Santo de Deus. No entanto, é apenas uma porção e não a plenitude.    
O batismo no Espírito Santo é uma experiência subseqüente a Salvação, em que o crente é cheio do Espírito Santo. Esta promessa não era apenas para os discípulos, mas para todos os que receberam Jesus, ontem, hoje e amanhã (At 2.38,39).                                                                        A  evidência de estar cheio do Espírito Santo é falar em outras línguas que são concedidas pelo Espírito Santo.       
2) Como receber o batismo no Espírito Santo?
1- Deus já deu o Espírito Santo no dia de Pentecostes. Desde esse dia que Ele está nesse mundo. Cabe a nós receber o dom do Espírito Santo. Não devemos pedir a Deus para nos encher com o Espírito Santo. Pedir é falta de fé. A atitude correta é vir a Jesus e receber este batismo pela fé.    2- Todo aquele que é nascido de novo está pronto a receber o Espírito Santo (Jo 7.38,39;    Atos 2.38).    
3- É bíblico receber o Espírito Santo por imposição de mãos (At 8.17; 9.17 e 19.6)   
4- O Espírito Santo move-se nas cordas vocais e coloca palavras sobrenaturais nos lábios.
O Espírito Santo concede a fala, mas é a própria pessoa que tem de falar (At 2.4; 1 Cor 14.2). Falar em línguas é: O homem na carne, falando a Deus no Espírito. Deus prometeu em Joel 2.28,29: “E  acontecerá depois que...”                                                                                                                     
5- Deixe os ensinamentos errados que possa ter e o medo de receber qualquer coisa falsa (Lc 11:13).                                                                                                                                                                                   
6 -  Agora que você está pronto para receber o Espírito Santo, faça ou repita a oração.

(Uma idéia de Oração)

Jesus, eu creio no meu coração, baseando-me nas Escrituras, que o dom do Espírito Santo é para mim. Assim como recebi a salvação eterna pela fé, é também pela fé que eu recebo agora o batismo no Espírito Santo, com evidência de falar em novas línguas. Amém.
7- Agora louve a Deus na sua nova linguagem. Não diga uma só palavra na sua língua. O Espírito Santo dará as palavras - parece que a língua quer dizer qualquer coisa. Sem medo e com confiança eleve a sua voz e deixe sair esses sons sobrenaturais sejam eles quais forem. Isto é fé. Continue a dizer estas palavras sobrenaturais, até que tenha a certeza dentro de si que recebeu a linguagem clara.                                                                                            
Lembre-se que não é o Espírito Santo que fala. Ele apenas concede a fala e coloca as palavras. É a pessoa que tem de as dizer.   
Se a princípio, a linguagem não fluir, não esmoreça, não duvide que recebeu o dom do Espírito Santo. O diabo pode vir com a idéia de que tudo é uma farsa, mas lembre-se que ele é mentiroso, o pai das mentiras. Seja obediente ao Senhor, orando, cantando no espírito, avançando em fé. Sempre que possível encontre-se com outros cristãos cheios do Espírito, para orarem no Espírito.
      





Nenhum comentário:

Postar um comentário