domingo, 3 de outubro de 2010

ESTUDOS DOUTRINÁRIOS / BIBLIOLOGIA


BIBLIOLOGIA

DOUTRINA DAS ESCRITURAS



A BIBLIA

Etimologicamente, o termo Bíblia é o plural da palavra grega Biblos ou a forma diminutiva biblion, mais utilizada na versão dos LXX e no Novo Testamento.  Significava, no princípio qualquer tipo de documento escrito: rolo – códice – carta e etc...
Na versão dos LXX  e nas fontes judaicas e cristãs, o termo “Livro Sagrado “ ou plural hierai bibloi designava o Pentateuco ou o conjunto do Antigo testamento.
Os cristãos utilizavam  o termo grego plural “ ta bíblia “ e o derivado latim “ bíblia “ para designar as escrituras hebraicas. Na Idade Média, utilizou-se o termo latim  “ Bíblia “.  O Novo Testamento utiliza o termo plural  “ Escrituras “ para se referir à  “ Escritura “, no singular, para se referir a determinada passagem.

DEUS SE REVELA NA BÍBLIA
A BÍBLIA FORMA UMA UNIDADE COMPLETA.
A BÍBLIA PERMITE O ENCONTRO ENTRE DEUS E A PESSOA.
A INERRÂNCIA NA BÍBLIA SE EVIDENCIA.

CÃNON

Toda  religião revelada precisa do estabelecimento de um Cânon sagrado que identifica a revelação de DEUS.



CÂNON JUDAICO


O Cânon Judaico é composto de 24 livros, dividido em treis grupos:
A lei ( Torah ) , os profetas  ( Nebhim ) e os escritos ( Kethubim ).

TORAH – Gênesis, Êxodo, Levíticos, Números e Deuteronômio.

NEBHIM – Josué,  Juízes, Samuel, Reis, Isaías, Jeremias, Exequiel e Os doze  ( os nossos profetas menores )

KETHUBIM – Samos, Provérbios, Jô ( poesia ), Cantares, Ruth, Lamentações, Eclesiastes, Éster ( os cinco rolos ), Daniel, Esdras, Neemias e Crônicas.

Os cinco rolos são chamados assim, porque cada um deles foi escrito individualmente para ser lido nas festividades judaicas:

Cantares na Páscoa
Rute no Pentecostes
Eclesiastes na festa dos tabernáculos
Éster no Purim  e
Lamentações no aniversário da destruição de Jerusalém.

TALMUDE -


Não  é Bíblia hebraica, mas sim, o comentário que interpreta a Bíblia judaica.  O Talmude é o conjunto da Mishmá e da Gueramá.

A Mishmá é o comentário das Escrituras ( Velho Testamento Hebraico ).

Gueramá é o comentário da Mishmá. Para os judeus, o Talmude é reconhecido como tendo a mesma autoridade da Bíblia hebraica.

Mas para os cristãos ele não se revela de nenhuma autoridade.




CÂNON CATÓLICO

O cânon católico do Antigo Testamento é o mesmo da Septuaginta.
Os livros estão divididos em quatro partes: Leim História, Poesia e Profecia, mas com o acréscimo dos livros apócrifos. Assim o cânon católico hebraico soma ao todo 46 livros:

LEI. Gênesis,  Êxodo, Levítico, Números  e Deuteronômio.

HISTÓRICOS: Josué, Juízes, Rute, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis, 1 e 2 Crônicas, ou Paralipômenos, Esdras, Neemias, Tobias, Judite, Ester, 1 e 2
Macabeus.

POÉTICOS. Jô, Salmos, Provérbios, Eclesiastes, Cantares, Sabedoria e Eclisiástico.

PROFÉTICOS. Isaías, Jeremias, Lamentações, Baruque, Ezequiel, Daniel,  Amós, Osséias, Joel, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias, Malaquias.


CÂNON PROTESTANTE

Sob o critério de linguagem e conteúdo, a Bíblia está dividida em duas partes principais: O Aantigo Testamento e o Novo Testamento.
O Antigo Testamento tem 39 livros e o Novo Testamento 27 livros, totalizando 66 livros diferentes:

LEI. Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio.

HISTÓRICOS. Josué, Juízes, Rute, 1 e 2 Samuel, 1 e 2 Reis, 1 e 2 Crônicas, Esdras. Neemias Ester.

POÉTICOS. Jô, Salmos, Provérbios, Eclesiastes e Cantares.

PROFÉTICOS. Osaías, Jeremias, Lamentações, Ezaquiel, Daniel, Oséias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.
APÓCRIFOS. Livros que não foram recebidos pela comunidade cristã como inspirados.  O termo em grego significa  “escondido” , pois os livros se apresentavam  como revelações secretas.
Os apócrifos não são aceitos como sagrados pelos protestantes e judeus. Esse termo significa  “ espúrio, oculto, secreto”. Foram fixados nas edições católicas por determinação do Concílio de Trento ( 15445 – 1563).

RESUMO DAS HERESIAS NOS APÓCRIFOS

Tobias ( 2000 aC. )

È uma história novelística sobre a bondade de Tobiel ( pai de Tobias ) e alguns milagres preparados pelo anjo Rafael.
Suas Heresias:
A justificação pelas obras – 4.7-11; 12.8
Mediação dos Santos – 12.12
Superstições – 6,5,7-9,19.
Um anjo engana Tobias e o ensina a mentir – 5.16-19

Judite  ( 150 aC. )

História de uma Heroína viúva e formosa que salva sua cidade enganando o inimigo’e, em seguida corta sua cabeça. Sua grande heresia é sua própria história, na qual os fins justificam os meios.

Baruque  ( 100 A.D. )

Traz entre outras coisas, a intercessão pelos mortos – 3 – 4.

Eclesiástico  ( 180 a.C. )

È muito semelhante ao livro de Provérbios, não fosse tantas heresias. A saber:
Justificação pelas obras – 3.33-34.
Trato cruel aos escravos – 33.26,30; 42.1,5.
Incentiva o ódio aos samaritanos – 50.27,28.




Sabedoria de Salomão  ( 40 A.D. )

Livro escrito com a finalidade exclusiva de lutar contra a incredulidade e a idolatria do epicurismo  ( filosofia grega na Era Cristã ).

Suas heresias:

O corpo como prisão da alma – 9.15.
Doutrina estranha sobre a origem e o destino da alma – 8.19,20.
Salvação pela sabedoria – 9.9.

I Macabeus  ( 100 a.C.)

Descreve a história de três irmãos da família  “ macabeus “ que, nop chamado período interbíblico ( 400 anos a.C.  – 3 A.D.), lutam contra os inimigos dos judeus visando a preservação de seu povo e da terra.

II Macabeus  ( 100 a.C. )

Não se trata de continuação de I macabeus. São, no entanto, narrativas paralelas, cheias de lendas e prodígios de Judas Macabeus.

Suas heresias:

A oração pelos mortos – 12.44-46.
Culto e missa pelos mortos – 12.43.
O próprio autor não se junga inspirado – 2.25-27; 15,38-40.
Intercessão pelos santos – 7.28; 15,14.

Deuterocanônicos

Designa os livros aceitos pelos católicos que não foram incluídos no Cânon escriturístico da comunidade judaica.

Pseudepígrafos

È usado pelos protestantes para indicar livros por pessoas inspiradas. Esses livros, no entanto, não estão nos cânones judaico, católico e prostestante.

CÂNON PROTESTANTE

PENTATEUCO  ( TORAH )

GÊNESIS

Autor :   Moisés

Tema :  Começos

50 capítulos.

Foi escrito de conformidade com o propósito de DEUS a fim de dar ao seu povo segundo ao concerto, tanto no AT quanto no NT, uma compreensão fundamental de si mesmo, da criação, da raça humana, da queda, da morte, do julgamento, do concerto e da promessa da redenção através do descendente de Abraão.


ÊXODO

Autor : Moisés

Tema: A Redenção.

40 capítulos.

Êxodo foi escrito para que tivéssemos um registro permanente dos atos históricos e redentores de DEUS, pelos quais Israel foi liberto do Egito e organizado como sua nação escolhida.
Pelos mesmos atos divinos, Israel também recebeu a revelação escrita, do concerto de DEUS e aquela nação. Também, foi escrito como um ele extremamente  importante da auto-revelação geral e progressiva de DEUS, que culminou na pessoa de Jesus Cristo e no NT.





LEVÍTICO

Autos:  Moisés

Tema:  Santidade

27 capítulos

Levítico foi escrito para instruir os israelitas e seus mediadores sacerdotais acerca do seu acesso a DEUS por meio do sangue expiador e para expor o padrão divino da vida santa que deve ter o povo escolhido de DEUS.



NÚMEROS

Autor: Moisés

Tema: Peregrinação no deserto.

36 capítulos

Números foi escrito para relatar por que Israel não entrou na terra prometida imediatamente depois de partir do monte Sinai. O livro trata da fé que DEUS requer de seu povo, dos seus castigos e juízos contra a rebelião e do cumprimento progressivo do seu propósito.









DEUTERONÔMIO

Autor: Moisés

Tema: Renovação do Concerto.

34 capítulos.

O Propósito original de Moisés ao proferir seus discursos diante da nova geração de Israel, antes de entregar as rédeas do governo a Josué para efetuar a conquista de Canaã, foi exortar e instruir os israelitas a respeito:

1     dos atos poderosos de DEUS e suas promessas;

2     seus deveres segundo o concerto: a fé e a obediência;

3     a necessidade de dedicarem-se ao Senhor, para andarem nos seus 
       caminhos, amá-lo e honra-lo de todo o coração, alma e forças.

LIVROS HISTÓRICOS

JOSUÉ

Autor: Josué

Tema: A Conquista de Canaã.

Data: século XIV a.C.

24 capítulos

O Livro de Josué foi escrito como um registro de fidelidade de DEUS, no cumprimento de suas promessas pactuais a Israel, concernentes a terra de Canaã.  As vitórias da conquista apareceram como atos libertadores da parte de DEUS pró Israel sobre uma decadente cultura cananéia.


A violência  neste livro deve ser enquadrada nesta perspectiva. A arqueologia confirma que o povo cananeu era caracterizado por extrema depravação e crueldade quando Israel ocupou a terra.


JUIZES
Autor:  Anônimo

Tema: Apostasia e Livramento

Data: Cerca de 1050 – 1000 a.C.

21 capítulos

Historicamente Juízes fornece o relato principal da história de Israel na terra prometida, da morte de Josué aos tempos de Samuel. Teologicamente, revela o declínio espiritual e moral das tribos, após se estabelecerem na terra prometida. Esse registro deixa claro os infortúnios que sempre ocorriam a Israel quando ele se esquecia do seu concerto com o Senhor e escolhia a senda da idolatria e da devastação.


RUTE
Autor: Anônimo

Tema: Amor que Redime

Data: século X a.C.

04 capítulos

O livro de Rute foi escrito  afim de mostrar o amor altruísta e do devido cumprimento da lei de DEUS, uma jovem mulher moabita, virtuosa e consagrada, veio a ser a bisavó do rei Davi de Israel. O livro também foi escrito para perpetuar uma história admirável dos tempos dos juízes a respeito de uma família piedosa cuja fidelidade na adversidade constata fortemente com o generalizado declínio espiritual e moral de Israel, naqueles tempos.

I SAMUEL
Autor: Anônimo

Tema: Reino Teocrático

Data: Fins do século X a.C.

31 capítulos

I Samuel descreve o momento decisivo da história de Israel, em que as rédeas do governo passaram do juiz para o rei. O livro relata a tensão entre a expectativa do povo quanto a um rei ( soberano e absoluto como em todas as nações ), e os padrões teocráticos de DEUS, pelos quais Ele era o Rei do seu povo. O livro mostra claramente que a desobediência de Saul a DEUS e sua violação dos princípios teocráticos do seu cargo levaram DEUS a rejeita-lo e a substituí-lo como rei.

II SAMUEL

Autor: Anônimo

Tema: O reinado de Davi

Data: Fins do século X a.C.

24 capítulos

II Samuel continua a história do aspecto teocrático da monarquia de Israel.  Ilustra a fundo, como exemplos do reinado de Davi e da sua pessoal, as condições do concerto de Israel, conforme Moisés as definiu em Deuteronômio: a obediência ao concerto resulta em bênçãos divinas; o desprezo pela lei de DEUS resulta em maldições e castigos.






1 REIS

Autor: Anônimo

Tema: Reis de Israel e Judá

Data: Cerca de 560-550 a.C.

22 capítulos

1 e 2 Reis foram escritos para prover ao povo hebraico no exílio babilônico uma versão bíblica da sua história, e assim compreenderem por que a nação dividiu-se em 930 a.C., por que o Reino do |Norte, Israel caiu e, 722 a.C., o por que o reino davídico e Jerusalém caíram em 586 a.C.   Os livros de Reis salientam que a divisão e o colapso  de Israel e de Judá foram uma conseqüência  direta e inevitável da idolatria e da impiedade dos reis e da nação como um todo.  Tendo em vista esse fato, os livros abordam o sucesso ou fracasso de cada rei, de conformidade com sua fidelidade ou infidelidade a DEUS e ao concerto. Esta perspectiva bíblica tinha por objetivo fazer com que os cativos repudiassem para sempre a idolatria, buscassem a DEUS e cumprissem seus mandamentos nas gerações futuras.

2 REIS

Autor: Desconhecido

Tema: Reis de Israel e Judá.

Data: Cerca de 560-550 a.C.

25 capítulos

O propósito de 2 Reis é o mesmo que o de 1 Reis. Em Resumo: o propósito original era propiciar ao povo hebreu, especialmente os exilados em babilônia, uma interpretação e compreensão profética da sua história  durante a monarquia dividida para que não repetissem os pecados dos seus antepassados.


1 CRÔNICAS

Autor: Esdras ?

Tema: A história de Israel sob o Prisma da Redenção

Data: 450-420 a.C.

29 capítulos

Os livros das Crônicas foram escritos para vincular os judeus regressos do cativeiro aos seus antepassados  e á sua história  messiânica.  Assim fazendo, eles ressaltaram 3 coisas:  (l) a importância da preservação das tradições raciais e espirituais dos judeus;  (2) a importância da lei, do templo e do sacerdócio no seu contínuo relacionamento com DEUS, muito mais importante do que sua lealdade a um rei terreno; (3) a esperança máxima de Israel na promessa divina de um descendente messiânico de Davi assentar-se no trono para sempre.

2 CRÔNICAS

Autor: Esdras ?

Tema: Adoração Verdadeira, Avivamento e Reforma

Data: 450-420 a.C.

36 capítulos

Como 1 Crônicas, 2 Crônicas foi dirigido ao remanescente judaico que retornará, sentindo a urgente necessidade de reaver sua herança espiritual. Ao invés de salientar o lado sombrio do passado de Israel, o livro enfatiza o avivamento, a reforma e a recuperação da fé para os exilados desalentos, que buscam na terra prometida um futuro e uma esperança redentora.


ESDRAS

Autor:  Esdras

Tema: Restauração de um remanescente.

Data: 450-420 a.C.

10 capítulos

Este livro foi escrito para demonstrar a providência e fidelidade de DEUS na restauração do remanescente judaico que voltou do exílio da babilônia.
(1) DEUS moveu os corações de três diferentes reis persas para ajudarem o povo de DEUS a regressar á pátria, a repovoar Jerusalém e a reedificar o templo.  (2) proveu líderes espirituais e capazes para conduzir o remanescente que retornava, a um avivamento  espiritual ao culto a DEUS, na dedicação á palavra divina e no arrependimento por causa da infidelidade do povo de DEUS.

NEEMIAS

Autor:  Esdras e Neemias ?

Tema: Reedificação dos Muros de Jerusalém

Data: 430-420 a.C.

13 capítulos

Este livro foi escrito (1) como epílogo da história pós-exílica de Judá, iniciada no livro de Esdras, e (2)  para demonstrar o que DEUS fez em favor do remanescente judeu através da liderança piedosa de Neemias e Esdras  durante a terceira etapa da restauração pós-exílica.






ESTER
Autor: Desconhecido

Tema: O cuidado Providencial de DEUS

Data: 460-400 a.C.  - 10 capítulos

O livro tem um propósito duplo.  (1) Foi escrito para demonstrar a proteção e livramento de extermínio iminente do povo judeu, mediante a intervenção de DEUS através da Rainha Ester.  Embora o nome de DEUS não seja mencionado especificamente, a  evidência é patente da sua providência no decurso de todo o livro. (2) Foi escrito, também,  para prover um registro e contexto histórico da festa judaica de Purim e, assim, manter viva para gerações futuras. A lembrança desse grande livramento do povo judeu na Pérsia ( cf. a festa da Páscoa e o grande livramento dos Israelitas da escravidão do Egito ).

LIVROS POÉTICOS

Autor:  Desconhecido

Tema:  Por Que Sofre o Justo?

Data: Incerta

42 capítulos

Jó é um dos livros sapienciais e ´poéticos do AT; “ sapiencial “, porque trata profundamente de relevantes assuntos universais  da humanidade, poético, porque quase totalidade do livro está elaborada em estilo poético. Sua poesia, todavia, tem por base um personagem histórico e real ( Ver Ez 14,14-20 ) e um evento histórico e real ( Ver Tg 5,11 ). Os fatos do livro de desenrolam na  “terra de Uz “ , que posteriormente veio a ser o território de Edom, localizado a sudeste do Mar Morto, ou norte da Arábia ( cf. Lm 4,21 ). Assim sendo, o contexto histórico de Jô é mais árabe do que judaico.


Há duas datas importantes relacionadas a Jó;  ( l ) a data do próprio Jô e dos eventos descritos no livro; ( 2 )  a data da escrita inspirada do livro. Certos fatos indicam que Jô viveu por volta dos tempos de Abraão  ( 2000 aC. ) ou até antes. Os fatos mais destacados são: ( 1 ) ele ter vivido mais 140 anos após os eventos do livro ( 42.16 ), o que sugere uma duração de vida de quase 200 anos  ( Abraão viveu 175 anos );  ( 2 ) suas riquezas eram calculadas em termos de  gado  ( 1.3; 42.12 ); ( 3 ) sua atividade como sacerdote da família, idêntica à de Abraão, Isaque e Jacó ( 1,5 ); ( 4) a família patriarcal como unidade social básica, semelhante aos dias de  Abraão ( 1.4, 5, 13 ); ( 5 )  as  incursões  dos  sabeus  ( 1,15 )  e  dos caldeus
( 1,17 ), que se encaixam na era abraâmica;  (6 ) o uso freqüente ( trinta e uma vezes )  do nome patriarcal comum de Deus, Shaddai ( “ O Onipotente “, e ( 7 ) a ausência da referência a fatos da história israelita ou à lei  mosaica também sugere uma era pré-mosaica ( antes de 1500 aC. ).
Há treis diferentes pontos de vista sobre a data da escrita deste livro. Talvez tenha sido escrito: ( 1 )  durante a era patriarcal ( 2000 aC. ), pouco depois da ocorrência dos eventos citados, e talvez pelo próprio Jô;
(2 ) durante ao reinado de Salomão ou pouco depois ( 900 a 950 aC. ) ,pelo fato de o estilo literário do livro assemelhar-se ao da literatura sapiencial daquele período;  ou ( 3 ) durante o exílio de Judá ( 586 – 538 aC. ), quando, então,  o povo de Deus procurava entender teologicamente o significado da sua calamidade ( cf. Sl 137 ).  Se não foi o próprio Jô, o escritor deve ter obtido informações detalhadas, escritas ou orais oriundas daqueles dias. As quais ele utilizou sob o impulso da inspiração divina para escrever o livro na feição em que o temos.  Certas partes do livro vieram evidentemente da revelação direta de DEUS  ( 1.6 – 2,10 ). 

SALMOS

Livro  1  -  Salmos     1 a  41   - Genesis
Livro 2  -   Salmos   42 a  72   - Êxodo
Livro 3  -   Salmos   73 a  89   - Levítico
Livro 4  -   Salmos   90 a  106  - Números
Livro 5  -   Salmos  107 a 150  - Deuteronômio


Autor:  Davi e outros

Tema:  Oração e Louvor

Data:   Quase todo foi escrito entre os séculos X a V aC.

O título hebraico dos Salmos é TEHILLIM, que significa “ Louvores “; o título da Septuaginta ( tradução do AT  para  o  grego, feita  em  200 aC. ) é  Psalmoi, que significa  “ Cânticos para serem acompanhados por instrumentos de cordas “.  O título em português  “ Salmos “ deriva da Septuaginta.
   


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