terça-feira, 29 de janeiro de 2013

OS GIBEONITAS

Os Gibeonitas - uma história de sobrevivência

Quando você diz a palavra "sobrevivente" em 2013, pode-se pensar que você está falando sobre os famosos programas de reality da T.V. da última década. Hoje nós iremos discutir sobre os sobreviventes, mas de um tipo diferente; examinaremos a reação de quatro cidades da nação dos heveus – הַחִוִּי- em relação à ocupação da Terra Prometida pelos israelitas com a ajuda de seu Deus, que prometeu a terra, em Gênesis 15:18-21, para Abrão e seus descendentes.
Se estivesse naquela época e ouvisse sobre a promessa de Deus, eu suponho que poderia ter feito duas coisas diferentes: ou teria lutado contra este inimigo, como visto em Josué 9:1-2, ou teria tentado o meu melhor para simplesmente sobreviver a estas pessoas assustadoras. Um dos meus instrutores da Universidade Hebraica me ensinou que os Gibeonitas- הגבעונים talvez tivessem conhecido a lei em Deuteronômio, que diz que se você é de uma das sete nações da terra da Canaã, não há chances de sobrevivência, conforme escrito:
"רַק מֵעָרֵי הָעַמִּים הָאֵלֶּה אֲשֶׁר יְהוָה אֱלֹהֶיךָ נֹתֵן לְךָ נַחֲלָה לֹא תְחַיֶּה כָּל-נְשָׁמָה.  כִּי-הַחֲרֵם תַּחֲרִימֵם הַחִתִּי וְהָאֱמֹרִי הַכְּנַעֲנִי וְהַפְּרִזִּי הַחִוִּי וְהַיְבוּסִי כַּאֲשֶׁר צִוְּךָ יְהוָה אֱלֹהֶיךָ.  לְמַעַן אֲשֶׁר לֹא-יְלַמְּדוּ אֶתְכֶם לַעֲשׂוֹת, כְּכֹל תּוֹעֲבֹתָם, אֲשֶׁר עָשׂוּ לֵאלֹהֵיהֶם; וַחֲטָאתֶם לַיהוָה אֱלֹהֵיכֶם."
"Porém, das cidades destas nações, que o Senhor teu Deus te dá em herança, nenhuma coisa que tem fôlego deixarás com vida. Antes destrui-las-ás totalmente: aos heteus, e aos amorreus, e aos cananeus, e aos perizeus, e aos heveus, e aos jebuseus, como te ordenou o SENHOR teu Deus. Para que não vos ensinem a fazer conforme a todas as suas abominações, que fizeram a seus deuses, e pequeis contra o SENHOR vosso Deus." (Deuteronômio 20:16-18)





Eu não tenho certeza se eles conheciam a lei Bíblica ou não. A meu ver, eles eram simplesmente inteligentes o suficiente para entender que para sobreviver você precisa colocar de lado seus ideais, para que eles não o matem. Ao invés disso, você deve ser realista para sobreviver, independentemente das consequências. Outra possível resposta é que os gibeonitas tinham planejado lutar contra os israelitas desde o começo, assim ao colocar seus costumes de lado, eles tentariam enganar os israelitas. Vamos ver o que eles fizeram para mudar sua realidade:
"וַיַּעֲשׂוּ גַם-הֵמָּה בְּעָרְמָה, וַיֵּלְכוּ וַיִּצְטַיָּרוּ; וַיִּקְחוּ שַׂקִּים בָּלִים, לַחֲמוֹרֵיהֶם, וְנֹאדוֹת יַיִן בָּלִים וּמְבֻקָּעִים וּמְצֹרָרִים.  וּנְעָלוֹת בָּלוֹת וּמְטֻלָּאוֹת בְּרַגְלֵיהֶם וּשְׂלָמוֹת בָּלוֹת עֲלֵיהֶם; וְכֹל לֶחֶם צֵידָם יָבֵשׁ הָיָה נִקֻּדִים."
"Usaram de astúcia, e foram e se fingiram embaixadores, e levando sacos velhos sobre os seus jumentos, e odres de vinho, velhos, e rotos, e remendados; E nos seus pés sapatos velhos e remendados, e roupas velhas sobre si; e todo o pão que traziam para o caminho era seco e bolorento." (Josué 9:4-5)





É notável que sua decepção foi mais longe do que apenas o disfarce com suas roupas, pão e vinho. Eles se chamavam de servos-עבדים - que ouviram falar sobre o poderoso Deus e só queriam uma aliança de paz, como os seus mais velhos (e não como seus Reis!) lhes ofereceram. Eles usaram a terminologia dos israelitas; eles falaram primeiro com as pessoas e depois com Josué - estas são as qualidades de bons sobreviventes. Não é de se surpreender, então, que, no próximo capítulo, os israelitas tenham defendido os gibeonitas quando o sol estava em Gibeom e a lua estava no vale de Ayalon. Gibeom era também o lugar onde Salomão teve uma revelação de Deus em um sonho. Como resultado deste sonho, ele recebeu a sabedoria que foi, mais tarde, de forma memorável, solicitada a ele. (Ver 1 Reis 3: 5-14 - foi Gibeom o lugar da Sabedoria?).
Os Gibeonitas também são mencionados na Bíblia Hebraica em outra passagem que mostra como o Rei Saul quebrou sua promessa a esta nação, conforme escrito:
"...וַיֹּאמֶר יְהוָה, אֶל-שָׁאוּל וְאֶל-בֵּית הַדָּמִים עַל-אֲשֶׁר-הֵמִית, אֶת-הַגִּבְעֹנִים.  וַיִּקְרָא הַמֶּלֶךְ לַגִּבְעֹנִים, וַיֹּאמֶר אֲלֵיהֶם:  וְהַגִּבְעֹנִים לֹא מִבְּנֵי יִשְׂרָאֵל הֵמָּה כִּי אִם-מִיֶּתֶר הָאֱמֹרִי וּבְנֵי יִשְׂרָאֵל נִשְׁבְּעוּ לָהֶם, וַיְבַקֵּשׁ שָׁאוּל לְהַכֹּתָם בְּקַנֹּאתוֹ לִבְנֵי-יִשְׂרָאֵל וִיהוּדָה."
"… E o SENHOR lhe disse: "É por causa de Saul e da sua casa sanguinária, porque matou os gibeonitas." Então chamou o rei aos gibeonitas, e lhes falou (ora os gibeonitas não eram dos filhos de Israel, mas do restante dos amorreus, e os filhos de Israel lhes tinham jurado, porém Saul, no seu zelo à causa dos filhos de Israel e de Judá, procurou feri-los)." (2 Samuel 21:1-2)

A passagem nos ensina não somente sobre o trágico personagem de Saul, mas também sobre a posição daqueles que eram considerados como somente cortadores de lenha e tiradores de água. Um de nossos Webinários de fevereiro discutirá sobre este capítulo mais profundamente, então fique ligado! Para mim, os Gibeonitas foram os primeiros sobreviventes da época Bíblica - você concorda?

Principais expressões da postagem + transcrição + tradução


Português
Transliteração
Hebraico
Os Gibeonitas
Haggiv'ōnîm
הַגִּבְעֹנִים
Sacos
śaqqîm
שַׂקִּים
Pão
lechem
לֶחֶם
Vinho
Yayin
יַיִן
Seco
Yāvēš
יָבֵשׁ
Eles juraram
Nišbə'û
נִשְׁבְּעוּ
Saul
Šā'ûl
שָׁאוּל
Rev. Sidney de Freitas Adrião
Texto de aula via internet
THE HEBREW UNIVERSITY OF JERUSALÉM




Nenhum comentário:

Postar um comentário