quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

PORQUE DESEJAR UM FELIZ NATAL?


Por que desejar um Feliz Natal?



É natal! Vejo as casas enfeitadas, árvores montadas, pessoas carregando presentes, trocando cartões, comprando comidas tradicionalmente típicas da época e tudo o mais que é proporcionado pela “magia do natal”.

Quando encontramos conhecidos ou somos saudados por desconhecidos, todos nos saúdam como que num coro uníssono:
- Feliz Natal!!


Agora passo a me perguntar:
- O que realmente significa um feliz natal?


É natal. Vejo a casa do menino pobre. O pai está desempregado e doente, sua mãe grávida outra vez. A casa não está enfeitada porque não há enfeites. Todas as vasilhas destinadas ao depósito de alimentos estão vazias. A fome impera! Esse menino vai para o lado de fora de seu casebre e contempla com seu olhar tristonho, a felicidade das outras crianças que ganharam presentes e estão cheios de felicidade, que estampa os seus rostos, a exibi-los. Continua olhando e vê que os outros meninos estão muito bem vestidos, inaugurando as suas novas vestes. De repente, houve a mãe de um deles a chamar:
- Pedrinho meu filho..., a ceia...., está na hora. O peru vai esfriar!

Agora ele olha para os seus farrapos que estão em seu corpo. Farrapos esses que foram doados por um dos meninos que ele via do seu quintal e que já não prestavam mais. Escuta um ronco e se dá conta de que ainda nem tinha almoçado naquele dia, e que certamente não jantaria.

Enquanto permanece no quintal, passa um outro menino estreando a sua bicicleta nova e lhe deseja:
- Feliz Natal!!

Agora esse menino tem a sua atenção desviada para a outra residência ao lado da sua. Ele sabe que naquela casa os moradores não são evangélicos, e testemunha a chegada das inúmeras caixas de cervejas, garrafões de vinho e inúmeras outras bebidas que desconhece, mas sabe que todas elas serão utilizadas para celebrar o natal. Enquanto observa isso, vê passar um grupo de amigos que estavam alegres e felizes por terem comprado um bom número de drogas para passar e comemorar o natal, juntamente com as suas namoradas.

Agora consciente do que realmente significa um “feliz natal”, esse menino adentra em sua humilde residência e vai se deitar, para que ao menos em seus sonhos ele também possa usufruir daquilo o que nunca provou: a ceia de natal.

Meditando um pouco nessa história, começamos a perceber o real significado do que seria um feliz natal. Seria ganhar muitos presentes, toda a família reunida e saudável, mesa por demais farta, casas enfeitadas e etc...

Agora, após refletir um pouco nisso, me pergunto:
- O que eu estou comemorando nesse dia?

A resposta é instantânea:
- O aniversário de nascimento de Jesus.

Examinando a Bíblia a procura de mais subsídios para essa tradição, percebo que os Judeus não comemoravam as datas de nascimento das pessoas, mas sim; as de sua morte. Vejo que Jesus não nasceu de fato no dia 25 de dezembro, mas que herdamos da chamada “Igreja mãe” essa tradição. Então acabo conscientemente ensinando aos meus filhos uma mentira (Salmos 4: 2 – “... Filhos dos homens, até quando convertereis a minha glória em infâmia? Até quando amareis a vaidade e buscareis a mentira?...”), alimentando uma doce ilusão de que o aniversário de Jesus deveria ser festejado de acordo com a tradição humana e os rudimentos do mundo, mesmo Deus não nos deixando propositadamente o dia do nascimento do seu filho, mas o apagou em definitivo da memória dos viventes.

Isaias 53: 8 “Pela opressão e pelo juízo foi arrebatado; e quem dentre os da sua geração considerou que ele fora cortado da terra dos viventes, ferido por causa da transgressão do meu povo?” - Mas o homem não compreendeu esse propósito e criou um dia, segundo a sua própria vontade para festejá-lo e ainda por cima num dia que já era destinado às comemorações pagãs de um povo que adorava e festejava o deus sol, e que ainda nem conheciam a Cristo. Porém, quando analisamos o capítulo 17 de Deuteronômio , versículo 3, lemos o seguinte: “... que tenha ido e servido a outros deuses, adorando-os, a eles, ou ao sol, ou à lua, ou a qualquer astro do exército do céu o que não ordenei...”. Seria coincidência?

Ah! Como são lindos os enfeites natalinos!! Mas qual será o significado de cada um deles e como foram introduzidos na festa de comemoração do natal?

Existia um povo chamado Celta que tinha como líderes espirituais os Druidas. Esse povo adorava as forças da natureza, e até os dias de hoje ainda possuem seguidores.

Adoravam ao Grande Carvalho ao qual alguns historiadores o chamam de deus THOR. Podemos encontrar algumas referências em Ezequiel 6:13, que diz: - “...Então sabereis que eu sou o Senhor, quando os seus mortos estiverem estendidos no meio dos seus ídolos, em redor dos seus altares, em todo outeiro alto, em todos os cumes dos montes, e debaixo de toda árvore verde, e debaixo de todo carvalho frondoso, lugares onde ofereciam suave cheiro a todos os seus ídolos...”.

Esse povo oferecia sacrifícios humanos, que eram voluntários, a esse deus adorado. Após serem imolados, na tentativa de agradar a divindade e assim obter prosperidade e etc, decepavam as suas cabeças e as penduravam nas árvores, o que oferecia uma visão por demais macabra.

Com o advento de o cristianismo ter se tornando a religião oficial de Roma, oficializada por Constantino, e pelo poderio das conquistas desse império, Roma persuadiu esse povo a não mais sacrificarem vidas humanas, mas que oferecessem, ofertassem presentes ao Grande Carvalho em troca do sacrifício de pessoas. Esse povo passou então a depositar oferendas, presentes nos pés daquela árvore, e a pendurar frutas vermelhas e cítricas em seus galhos.

Os presentes significavam os corpos e as vidas que eram sacrificadas, as frutas vermelhas que enfeitavam a árvore simbolizavam as cabeças que outrora eram penduradas. O interessante é que até hoje os bruxos seguidores dessa seita têm esse costume. Eles nos acusam de termos copiados as suas tradições e de tê-las, consequentemente, adaptado-as ao cristianismo. Possuíam também o costume de quebrar o jejum a meia-noite, o que também é feito, segundo a tradição mundana, com a ceia de natal.

Acredito que não é preciso comentar o significado dos demais símbolos!

Agora na tentativa de se auto-justificar, pois estamos muitas vezes presos e enraizados nos costumes com os quais fomos criados, segundo a carne não segundo a Cristo, e por cultuá-los durante anos a fio, buscamos na Palavra amparo ou algo que possa ao menos, tentar nos justificarmos com o único propósito de não deixar morrer a tradição que tanto amamos por sua magia que nos é supostamente passada. Muitos sem saber, dizem que os presentes depositados aos pés da árvore de natal representariam os presentes que os reis magos trouxeram a Jesus em sua manjedoura. Contudo, os reis magos foram visitar o Rei dos Judeus. Era costume entre reinos, sempre que houvesse visitas, levar presentes de um rei para o outro rei. Citamos o caso da rainha de Sabá quando foi visitar Salomão, segundo I Reis 10: 10, “...E deu ela ao rei cento e vinte talentos de ouro, especiarias em grande quantidade e pedras preciosas; nunca mais apareceu tamanha abundância de especiarias como a que a rainha de Sabá deu ao rei Salomão...”.


Agora perguntamos o que Jesus nos mandou celebrar? Qual é a sua real vontade?


I Cor 11: 25 e 26 “...Semelhantemente também, depois de cear, tomou o cálice, dizendo: Este cálice é o novo pacto no meu sangue; fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim. Porque todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes do cálice estareis anunciando a morte do Senhor, até que ele venha...”.

Deus sempre deixou bem claro para o seu povo que nunca deveriam copiar as práticas religiosas de outros povos. Observemos o texto abaixo:
DEUTERONÔMIO 12: 29 a 32 “... Quando o Senhor teu Deus exterminar de diante de ti as nações aonde estás entrando para as possuir, e as desapossares e habitares na sua terra, guarda-te para que não te enlaces para as seguires, depois que elas forem destruídas diante de ti; e que não perguntes acerca dos seus deuses, dizendo: De que modo serviam estas nações os seus deuses? pois do mesmo modo também farei eu. Não farás assim para com o Senhor teu Deus; porque tudo o que é abominável ao Senhor, e que ele detesta, fizeram elas para com os seus deuses; pois até seus filhos e suas filhas queimam no fogo aos seus deuses.
Tudo o que eu te ordeno, observarás; nada lhe acrescentarás nem diminuirás...”.

Deus nunca aceitou que fossem copiadas as suas festas pagãs ou seus rituais espirituais (Deut 20: 17 e 18). Entretanto, estabeleceu muitas festas exclusivas para o povo de Israel, deixando-as como estatuto perpétuo. Destarte, até os dias de hoje os judeus são obrigados a mantê-las, pois são exclusivas para aquele povo. Contudo, nós os gentios, estamos excluídos desse pacto, conforme podemos verificar em Gal 2:14 : “...Mas, quando vi que não andavam retamente conforme a verdade do evangelho, disse a Cefas perante todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como os judeus, como é que obrigas os gentios a viverem como judeus?...”. Poderíamos citar as festas das cabanas, dos tabernáculos, da colheita e muitas outras. Contudo, no novo pacto, no tempo da graça, não há nenhuma ordenança de festas para os gentios que aceitam a Jesus Cristo, a não ser a celebração da ceia do Senhor até que venha. Essa sim é a nossa festa e a nossa páscoa.

O interessante em tudo isso é que todas as escolas admitem e concordam que Jesus não nasceu de fato no dia 25 de dezembro, e que nessa data era cultuado o deus sol, um deus romano. Sabem que esse dia foi, o dia do deus sol, enganosamente substituído pelo natal, como forma de não se interromper a festividade tradicional peculiar daquele povo pagão. Admitem que a festa era pagã, e que supostamente tomaram das mãos de Satanás esse dia festivo, o que contraria os preceitos divinos que sempre proibiu e condenou o trazer, o adaptar de cultos pagãos como forma de adorá-lo.

Agora que conhecemos, ainda que superficialmente, melhor o verdadeiro significado do natal, está em nossas mãos o escolher de que modo agradar a Deus, e se de fato queremos agradá-lo ou a nós mesmos!

Deus nos abençoe!!

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário