sexta-feira, 10 de agosto de 2012

ESTUDOS DOUTRINÁRIOS -CEPA - A DESPENSA VAZIA


Comunidade Evangélica Portas Abertas

Culto bíblico matinal

Lição  6 – A Despensa Vazia

12/08/2012



Salmo 37.

25 - Fui moço e agora sou velho; mas nunca vi desamparado o justo, nem a sua descendência a mendigar o pão.


2 REIS 4. - Eliseu aumenta o azeite da viúva

1 - E uma mulher das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao Senhor; e veio o credor a levar-me os meus dois filhos para serem servos.

2 - E Eliseu lhe disse: Que te hei de eu fazer? Declara-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite.

3 - Então, disse ele: Vai, pede para ti vasos emprestados a todos os teus vizinhos, vasos vazios, não poucos.

4 - Então, entra, e fecha a porta sobre ti e sobre teus filhos, e deita o azeite em todos aqueles vasos, e põe à parte o que estiver cheio.

5 - Partiu, pois, dele e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; e eles lhe traziam os vasos, e ela os enchia.

6 - E sucedeu que, cheios que foram os vasos, disse a seu filho: Traze-me ainda um vaso. Porém ele lhe disse: Não há mais vaso nenhum. Então, o azeite parou.

7 - Então, veio ela e o fez saber ao homem de Deus; e disse ele: Vai, vende o azeite e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto.


                                 2 REIS 4. - Vinte pães satisfazem cem homens

42 - E um homem veio de Baal-Salisa, e trouxe ao homem de Deus pães das primícias, vinte pães de cevada e espigas verdes na sua palha, e disse:  Dá ao povo, para que coma.

43 - Porém seu servo disse: Como hei de eu pôr isso diante de cem homens? E disse ele: Dá-o ao povo, para que coma; porque assim diz o Senhor: Comer-se-á, e sobejará.

44 - Então, lhos pôs diante, e comeram, e deixaram sobejos, conforme a palavra do Senhor.

                                                          SALMO 147. –

7 - Cantai ao Senhor em ação de graças; cantai louvores ao nosso Deus sobre a harpa.

8 - Ele é que cobre o céu de nuvens, que prepara a chuva para a terra e que faz produzir erva sobre os montes;

9 - que dá aos animais o seu sustento e aos filhos dos corvos, quando clamam.




ATOS 17.

25 - Nem tampouco é servido por mãos de homens, como que necessitando de alguma coisa; pois ele mesmo é quem dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas;

                                                           LEVÍTICO  25. –

39 - Quando também teu irmão empobrecer, estando ele contigo, e se vender a ti, não o farás servir serviço de escravo.

40 - Como jornaleiro, como peregrino estará contigo; até ao Ano do Jubileu te servirá.



ÊXODO 21.


7 - E, se algum vender sua filha por serva, não sairá como saem os servos.

NEEMIAS 5.

5 - Agora, pois, a nossa carne é como a carne de nossos irmãos, e nossos filhos, como seus filhos; e eis que sujeitamos nossos filhos e nossas filhas para serem servos, e até algumas de nossas filhas são tão sujeitas, que já não estão no poder de nossas mãos; e outros têm as nossas terras e as nossas vinhas.

1 REIS 17.

14 - Porque assim diz o Senhor, Deus de Israel: A farinha da panela não se acabará, e o azeite da botija não faltará, até ao dia em que o Senhor dê chuva sobre a terra.

1REIS 17.

1 - Então, Elias, o tisbita, dos moradores de Gileade, disse a Acabe: Vive o Senhor, Deus de Israel, perante cuja face estou, que nestes anos nem orvalho nem chuva haverá, senão segundo a minha palavra.

8 - Então, veio a ele a palavra do Senhor, dizendo:

9 - Levanta-te, e vai a Sarepta, que é de Sidom, e habita ali; eis que eu ordenei ali a uma mulher viúva que te sustente.

16 - Da panela a farinha se não acabou, e da botija o azeite não faltou, conforme a palavra do Senhor, que falara pelo ministério de Elias.



JOÃO 6.

9 -  E stá aqui um rapaz que tem cinco pães de cevada e dois peixinhos; mas que é isso para tantos?

10 - E disse Jesus: Mandai assentar os homens. E havia muita relva naquele lugar. Assentaram-se, pois, os homens em número de quase cinco mil.

13 - Recolheram-nos, pois, e encheram doze cestos de pedaços dos cinco pães de cevada, que sobejaram aos que haviam comido.


                                                              ÊXODO 16.

15 - E, vendo-a os filhos de Israel, disseram uns aos outros: Que é isto? Porque não sabiam o que era. Disse-lhes, pois, Moisés: Este é o pão que o Senhor vos deu para comer.

16 - Esta é a palavra que o Senhor tem mandado: Colhei dele cada um conforme o que pode comer, um gômer por cabeça, segundo o número das vossas almas; cada um tomará para os que se acharem na sua tenda.

17 - E os filhos de Israel fizeram assim; e colheram, uns, mais, e outros, menos.

18 -Porém, medindo-o com o gômer, não sobejava ao que colhera muito, nem faltava ao que colhera pouco; cada um colheu tanto quanto podia comer.

19 - E disse-lhes Moisés: Ninguém deixe dele para amanhã.

20 - Eles, porém, não deram ouvidos a Moisés; antes, alguns deles deixaram dele para o dia seguinte; e aquele criou bichos e cheirava mal; por isso, indignou-se Moisés contra eles.

21 - Eles, pois, o colhiam cada manhã; cada um, conforme ao que podia comer; porque, aquecendo o sol, derretia-se.


 
1 REIS 17.

4 - E há de ser que beberás do ribeiro; e eu tenho ordenado aos corvos que ali te sustentem.

5 - Foi, pois, e fez conforme a palavra do Senhor, porque foi e habitou junto ao ribeiro de Querite, que está diante do Jordão.

6 - E os corvos lhe traziam pão e carne pela manhã, como também pão e carne à noite; e bebia do ribeiro.

ATOS 4.

32 - E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns.

33 - E os apóstolos davam, com grande poder, testemunho da ressurreição do Senhor Jesus, e em todos eles havia abundante graça. 34 - Não havia, pois, entre eles necessitado algum; porque todos os que possuíam herdades ou casas, vendendo-as, traziam o preço do que fora vendido e o depositavam aos pés dos apóstolos.

35 - E repartia-se a cada um, segundo a necessidade que cada um tinha.

36 - Então, José, cognominado, pelos apóstolos, Barnabé (que, traduzido, é Filho da Consolação), levita, natural de Chipre,

37 - possuindo uma herdade, vendeu-a, e trouxe o preço, e o depositou aos pés dos apóstolos.


JOÃO 15.

9 - Como o Pai me amou, também eu vos amei a vós; permanecei no meu amor.

10 - Se guardardes os meus mandamentos, permanecereis no meu amor, do mesmo modo que eu tenho guardado os mandamentos de meu Pai e permaneço no seu amor.

11 - Tenho-vos dito isso para que a minha alegria permaneça em vós, e a vossa alegria seja completa.

12 - O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.

13 - Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a sua vida pelos seus amigos.

14 - Vós sereis meus amigos, se fizerdes o que eu vos mando.

15 - Já vos não chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor, mas tenho-vos chamado amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos tenho feito conhecer.

16 - Não me escolhestes vós a mim, mas eu vos escolhi a vós, e vos nomeei, para que vades e deis fruto, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto em meu nome pedirdes ao Pai ele vos conceda.

17 - Isto vos mando: que vos ameis uns aos outros.


 
ROMANOS 12.

9 - O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem.

10 - Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros.

11 - Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor;

12 - alegrai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, perseverai na oração;

13 - comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade;

14 - abençoai aos que vos perseguem; abençoai e não amaldiçoeis.

15 - Alegrai-vos com os que se alegram e chorai com os que choram.

16- Sede unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos.

17 - A ninguém torneis mal por mal; procurai as coisas honestas perante todos os homens.

18 - Se for possível, quanto estiver em vós, tende paz com todos os homens.

19 - Não vos vingueis a vós mesmos, amados, mas dai lugar à ira, porque está escrito: Minha é a vingança; eu recompensarei, diz o Senhor.

20 - Portanto, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas de fogo sobre a sua cabeça.

21 - Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.

                                                2 CORINTIOS 8.

14 - mas para igualdade; neste tempo presente, a vossa abundância supra a falta dos outros, para que também a sua abundância supra a vossa falta, e haja igualdade,

EFESIOS 4.

28 - Aquele que furtava não furte mais; antes, trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade.



TIAGO 2.

14 - Meus irmãos, que aproveita se alguém disser que tem fé e não tiver as obras? Porventura, a fé pode salvá-lo?

15 - E, se o irmão ou a irmã estiverem nus e tiverem falta de mantimento cotidiano,

16 - e algum de vós lhes disser: Ide em paz, aquentai-vos e fartai-vos; e lhes não derdes as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí?

17 - Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma.

1 JOÃO 3.

 16 - Conhecemos a caridade nisto: que ele deu a sua vida por nós, e nós devemos dar a vida pelos irmãos.

17 - Quem, pois, tiver bens do mundo e, vendo o seu irmão necessitado, lhe cerrar o seu coração, como estará nele a caridade de Deus?

18 - Meus filhinhos, não amemos de palavra, nem de língua, mas por obra e em verdade.

MARCOS  12.

31 - E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior do que estes.

GÁLATAS 6.

6 - E o que é instruído na palavra reparta de todos os seus bens com aquele que o instrui.

10 - Então, enquanto temos tempo, façamos o bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.

MINISTÉRIO PALAVRA VIVA
Pr. Sidney de Freitas Adrião




Nenhum comentário:

Postar um comentário