sábado, 14 de julho de 2012

Estudo - A enfermidade na vida do crente


C E P A

MINISTÉRIO PALAVRA VIVA

“A enfermidade na vida do crente”

Is 38. 1 - 8

A lição desta semana traz um tema que tem dado margem a muitas interpretações e, por isso mesmo, gerado muitos equívocos: a doença na vida do crente. Os debates envolvem a sua origem, a convivência com ela e a possibilidade de cura. Em cada um desses subtemas, deparamos com diversos questionamentos.

A origem das enfermidades

Rm6.23 cf.Gn3.19

Uma discussão milenar no seio da Igreja é sobre a origem das enfermidades. Há quem diga que toda doença tem origem no pecado, outros afirmam que a doença não tem nenhuma relação com o pecado. De certa forma, a primeira afirmação não está errada, porque as enfermidades só entraram no mundo por ocasião da queda do ser humano no pecado (Gn 3). As doenças surgiram a partir daí. Mas isso não significa que toda doença seja resultado/ castigo de algum pecado cometido além do original.

Também não devemos ir ao outro extremo. No exemplo bíblico citado pelo autor, Jesus nega que a cegueira de um homem que ele e os discípulos encontraram no caminho tivesse origem em algum pecado, do cego ou dos pais dele (Jo 9.1-3). Mas isso não significa que não haja doença contraída dessa forma, ou seja, como consequência do pecado . Essa realidade parece não ter mudado na era da Igreja, pois em 1Coríntios 11.29,30, Paulo declara: “O que come e bebe indignamente [a ceia do Senhor] come e bebe para sua própria condenação, não discernindo o corpo do Senhor. Por causa disso, há entre vós muitos fracos e doentes…”.  “Como resultado da falta de julgamento próprio, alguns dos membros da igreja de Corinto [...] foram acometidos por males físicos [...]. Uma vez que não julgaram o pecado em sua vida, o Senhor teve de tomar medidas disciplinares”.

Você pode sugerir esta discussão aos alunos: se uma pessoa contrai uma doença venérea como resultado de sua vida pregressa ou de um caso extraconjugal, isso é doença causada pelo pecado ou uma doença “natural”, ainda que originada num contexto pecaminoso?

Há doenças que fazem parte do processo de provação divina, como é evidente no caso de Jó. Os adeptos das teologias triunfalistas não aceitam de modo algum essa possibilidade. Não podem entender que algo negativo possa resultar num bem. Talvez nunca tenham lido a história de José do Egito ou o texto de Romanos 8.26-28. Não está claro se o caso de Timóteo, citado pelo autor, se encaixa nessa categoria.

O caso de Jó também é comprovadamente de origem maligna, mas não de possessão demoníaca. Mas é fato que os demônios podem deixar suas vítimas doentes. Pesquise comentários sobre os textos de Marcos 9.17 e Lucas 13.10-17, citados como exemplo pelo autor.

As doenças da vida moderna

Os três males citados pelo autor (depressão, síndrome do pânico e doenças psicossomáticas) podem acometer os crentes em Cristo. Eu mesmo ainda estou me recuperando de uma depressão. Enquanto vivermos neste mundo, estaremos sujeitos aos seus males. Pesquise com cuidado as doenças mencionadas e apresente alguns exemplos à classe. Talvez você mesmo ou alguns de seus alunos já tenham sido vitimados por elas.

O que fazer diante da dor e sofrimento

Certas correntes teológicas “não aceitam” a doença. Outras descreem da cura divina. O tema da cura também é complexo. Na Bíblia, vemos pessoas curadas instantaneamente por intervenção divina (Mt 12.15; At 28.8). Há pessoas que servem a Deus com fidelidade, mas vivem doentes. É o caso de Timóteo, citado anteriormente. E olhe que ele tinha amigos como o apóstolo Paulo e conhecia outros gigantes da fé do Novo Testamento! No Antigo Testamento, Eliseu realizou milagres extraordinários, mas morreu doente (2Rs 13.14). A cura ou ausência de cura depende de fatores como a origem da doença e a fé de quem repreende a doença ou do próprio doente (At 3.6; 5.14-16). Consulte bons comentários bíblicos para poder apresentar argumentos sólidos sobre cada caso.

                                   Recomendamos:

Comentário Bíblico do Antigo e Novo Testamento

Earl D. Radmacher – Ronald B. Allen –H. Wayne House

Concordância Bíblica Exaustiva Joshua

Editora Central Gospel


Nenhum comentário:

Postar um comentário