quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

ESTUDO DOUTRINÁRIO / ESCATOLOGIA - PARTE 1

                  
Trata de 666  anticristo Apocalipse Armagedom besta falso profeta galardão inferno Israel julgamento lago de fogo milênio noiva de Cristo nova Jerusalém ressurreição tribulação trono branco

ESCATOLOGIA
DOUTRINA DAS ÚLTIMAS COISAS


 10.1. INTRODUÇÃO


10.1.1. É IMPORTANTÍSSIMO O ESTUDO DAS PROFECIAS
 porque:
a.   Ele é proeminente nas Escrituras. o V.T. está repleto de profecias, incluindo a 2a. vinda de Cristo. Exemplos:
  Porque eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim se levantará sobre a terra.    E depois de consumida a minha pele, contudo ainda em minha carne verei a Deus,  (Jó: 19:25-26).
  Eu estava olhando nas minhas visões da noite, e eis que vinha nas nuvens do céu um como o filho do homem; e dirigiu-se ao ancião de dias, e o fizeram chegar até ele.    E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído.  (Daniel 7:13-14)
  E naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade dele para o sul.  (Zacharias 14:4)

Mais de 350 versículos (1/25) do N.T. são proféticos! Há capítulos (Mt 24, 25; Mc 13; Lc 21; 1Co 15) e livros (1 e 2Ts; Ap) que são inteiramente proféticos!
b.  Ele é decisivo para o entendimento de praticamente todas:
doutrinas (exemplo: a salvação é passada, presente e futura [quando nosso corpo será glorificado ),
tipos (eg: casamento de Isaque e Rebeca, tipificando o Pai enviando o Espírito para trazer a Igreja para as bodas com o Filho),
promessas. Por exemplo: Sl 2; 22; 24; 25; 45; 72; 89; 110;
  Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras.  (Mateus 16:27)
  E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.  (John 14:3)
 Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não têm esperança.  (1 Tessalonicenses  4:13)
  Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações; porque já a vinda do Senhor está próxima.  (James 5:8)
 Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará.  (Hebreus 10:37)
Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.  (Revelação 1:7)
 E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.  (Revelação  22:12)
 Aquele que testifica estas coisas diz: Certamente cedo venho. Amém. Ora vem, Senhor Jesus.  (Revelação  22:20)
incentivos à santidade (1 João  3:2-3, abaixo)
ordenança da Ceia (“anunciais a morte do Senhor, até que Ele venha”), etc.

c.   Ele tem um efeito decisivo no nosso serviço para Cristo Mt 24:45-51; Lc 19:13; 1 Co 3:11-15; 2Co 5:10.

  Quem é, pois, o servo fiel e prudente, que o seu senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo?    Bem-aventurado aquele servo que o seu senhor, quando vier, achar servindo assim.    Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens.    Mas se aquele mau servo disser no seu coração: O meu senhor tarde virá;    E começar a espancar os seus conservos, e a comer e a beber com os ébrios,    Virá o senhor daquele servo num dia em que o não espera, e à hora em que ele não sabe,    E separá-lo-á, e destinará a sua parte com os hipócritas; ali haverá pranto e ranger de dentes.  (Mateus 24:45-51)
  E, chamando dez servos seus, deu-lhes dez minas, e disse-lhes: Negociai até que eu venha.  (Lucas  19:13)
  Porque ninguém pode por outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.    E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha,    A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.    Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão.    Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.  (1 Corinthians 3:11-15)
  Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.  (2 Corintios 5:10)

d.  A (verdadeira, grande) esperança-expectativa da Igreja é o Arrebatamento Tt 2:13; 1Pd 1:3; 1Jo 3:2-3.
  Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo;  (Tito 2:13)
  Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos,  (1 Pedro 1:3)
  Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos.    E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro.  (1 João 3:2-3)
e.   Profecias incentivam ao cristianismo verdadeiro, bíblico, fervente. Levam:
·    O perdido a ser salvo 2 Co  6:2;
 Porque diz: Ouvi-te em tempo aceitável E socorri-te no dia da salvação;  (2 Corinthians 6:2)
·    O salvo-desviado a voltar Rm 13:11-12;
  E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé.    (12)  A noite é passada, e o dia é chegado. Rejeitemos, pois, as obras das trevas, e vistamo-nos das armas da luz. (Romanos  13:11-12)
·    O salvo-fiel a:
-  Autopurificar-se  Mt 25:6-7;  2Pd 3:11;  1Jo 3:2-3;
  Mas à meia-noite ouviu-se um clamor: Aí vem o esposo, saí-lhe ao encontro.   (7) Então todas aquelas virgens se levantaram, e prepararam as suas lâmpadas.  (Mateus  25:6-7)
  Havendo, pois, de perecer todas estas coisas, que pessoas vos convém ser em santo trato, e piedade, (2 Pedro  3:11)
  Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos.    E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro.  (1 João 3:2-3)
-  Vigiar e ser constante Mt 24:44; Mc 13:36; 1Ts 5:6; 1Jo 2:28;
  Por isso, estai vós apercebidos também; porque o Filho do homem há de vir à hora em que não penseis.  (Mateus  24:44)
  Para que, vindo de improviso, não vos ache dormindo. ( Marcos  13:36)
  Não durmamos, pois, como os demais, mas vigiemos, e sejamos sóbrios; (1 Tessalonicenses 5:6)
  E agora, filhinhos, permanecei nele; para que, quando ele se manifestar, tenhamos confiança, e não sejamos confundidos por ele na sua vinda. (1 John 2:28)
-  Permanecer firme na adversidade 2Tm 2:12; Hb 10:35-37; 11:26; Tg 5:7.
  Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará; (2 Timóteo  2:12)
  Não rejeiteis, pois, a vossa confiança, que tem grande e avultado galardão. (36) Porque necessitais de paciência, para que, depois de haverdes feito a vontade de Deus, possais alcançar a promessa. (37) Porque ainda um pouquinho de tempo, E o que há de vir virá, e não tardará.  (Hebreus 10:35-37)
  Tendo por maiores riquezas o vitupério de Cristo do que os tesouros do Egito; porque tinha em vista a recompensa. (Hebreus 11:26)
  Sede pois, irmãos, pacientes até à vinda do Senhor. Eis que o lavrador espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia. (James 5:7)
 
10.1.2. PROFECIAS TÊM QUE SER INTERPRETADAS LITERALMENTE
Em última instância, todas as diferenças teológicas entre os crentes recaem em “Como interpretar a Palavra de Deus?”
Basicamente, há apenas 2 métodos de interpretação da Bíblia:
a.   Método alegórico: Cada pessoa atribui o sentido que preferir às palavras de Deus, de modo que a autoridade final fica sendo o homem, e não Deus!
b.  Método literal-gramatical-histórico: “Quando a interpretação direta, literal e simples das Escrituras faz sentido [com o contexto e com passagens correlatas], não procure nenhuma outra interpretação”
Algumas chaves para o entendimento das Escrituras:
·    Ser salvo 1 Co 2:14;       Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente.
·    Ler (estudar, conferir) diariamente At 17:11;      Ora, estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim.  (Atos 17:11 )
·    Interpretar literalmente (em harmonia com contexto e passagens correlatas) 2Pd 1:20;      Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.  (2 Pedro  1:20 BRP)
·    Saber dividir as Escrituras (que dispensação? dirigido a quem? dito por quem? etc.) 2Tm 2:15;   Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.  (2 Timoteo 2:15 )
·    Comparar Escritura com Escritura 1Co 2:13;  As quais também falamos, não com palavras de sabedoria humana, mas com as que o Espírito Santo ensina, comparando as coisas espirituais com as espirituais.  (1 Corinthians 2:13 BRP)
·    Aplicar (por em prática); e pregar Atos  8:35.
  Então Filipe, abrindo a sua boca, e começando nesta Escritura, lhe anunciou a Jesus.  (Atos  8:35 )
Lembrar que:
a.   Algumas profecias foram condicionais (eg: Jonas, para Nínive);
b.  Profetas falam do futuro como se fosse presente ou passado;
c.   “Lei dos Picos”: um trecho pode dar a visão de 2 picos e esconder 1 vale entre eles (eg: Is 61:1-2; Joel  2:28-32);
  O espírito do Senhor DEUS está sobre mim; porque o SENHOR me ungiu, para pregar boas novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos;    A apregoar o ano aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os tristes;  (Isaias  61:1-2 )
  E há de ser que, depois derramarei o meu Espírito sobre toda a carne, e vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos velhos terão sonhos, os vossos jovens terão visões.    E também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito.    E mostrarei prodígios no céu, e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça.    O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR.    E há de ser que todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo; porque no monte Sião e em Jerusalém haverá livramento, assim como disse o SENHOR, e entre os sobreviventes, aqueles que o SENHOR chamar.  (Joel 2:28-32 )
d.  “Lei do Duplo Cumprimento”: Antes do infalível cumprimento "maior" (literal + completo + definitivo) (exemplo: a Grande Tribulação), profecias às vezes podem ser cumpridas somente num sentido "menor" (simbólico + incompleto + temporário) (exemplo: a destruição de Jerusalém no ano 70), uma espécie de "pequena amostra preliminar" que de modo algum substitui e impede o cumprimento total e literal;
e.   “Lei da 1a. Referência”:  o sentido símbolo, na Bíblia, é constantemente o da sua 1a. ocorrência (eg: fermento é sempre mal,  pecado, hipocrisia, e isto explica a parábola do fermento, em Mt 13);
f.    “Lei da Recapitulação”: passagens sucessivas podem ser recapitulações, repetições de um mesmo fato sob diferentes ênfases e pontos de vista (eg: os 4 evangelhos; os sonhos de faraó; Gn 1:1 e os outros relatos da criação Gn 1:2-31 e 2:4-25; os 7 selos + 7 trombetas + 7 taças de Apocalipse., etc.);
g.  Nunca alicerce uma doutrina apenas em símbolos, tipos, parábolas, etc. E não procure explicar todos os seus detalhes, mas só os principais. E use-os não para inventar, mas sim para ilustrar doutrinas, já bem estabelecidas em trechos claros, literais, explícitos;
h.  Sempre use os textos explícitos-claros-ordem para explicar os implícitos-escuros-exemplo, não estes para torcer e anular aqueles;
i.    Tudo o que foi cumprido até hoje o foi literalmente. Por que supor que não mais o será?

10.1.3. O “QUADRO GERAL DA HISTÓRIA”, OU “O MAPA DAS 7 DISPENSAÇÕES”
Se não tivermos este mapa em mente, será quase impossível compreendermos muitas das profecias. É importantíssimo que você acompanhe todo este curso com consultas constantes ao mapa das 7 dispensações, como encontrado no folheto “O Mapa Bíblico - O Plano de Deus para Todos os Tempos”, da Imprensa Batista Regular. Ver seu resumo, ao final desta apostila.

10.1.4. A NATUREZA DA 2a. VINDA DE CRISTO: Ela será:
·    Pessoal Jo 14:3; 21:20-23; At 3:19-21; 2Pd 3:3-4
·    Inesperada (a 1a. etapa) Mt 24:32-51; 25:1-13; Mc 13:33-36
·    Súbita » instantânea Mt 24:25-28
·    Na glória do Seu Pai, com os anjos Mt 16:27; 19:28; 25:31-46
·    Triunfante Lc 19:11-27
·    Corporal e visível At 1:11
A 2a. vinda de Cristo será em 2 etapas (se não lembrarmos sempre disto, ficaremos totalmente confusos):
1a. etapa (Arrebatamento): Nos ares, para buscar Sua noiva Mt 25:6; Lc 19:15; 17:34-36; Jo 14:3; 1 Ts 4:16-17; 2Ts 2:1
2a. etapa (Revelação): Na terra, para julgar o mundo Jl 3:11; Zc 14:4-5; At 1:11; 1Ts 3:13; Jd 14; Ap 1:7





10.2. A 1a. ETAPA DA 2a. VINDA DE CRISTO (ARREBATAMENTO): BUSCANDO SUA NOIVA, NOS ARES


10.2.1. OS SINAIS DA 2a. VINDA DE CRISTO
a. O único sinal necessário para o Arrebatamento foi a APOSTASIA da doutrina bíblica, o abandono da verdadeira fé, baseada em “Assim diz o Senhor”, para abraçar um dos:  liberalismo, modernismo, intelectualismo, ecumenismo, neo-evangelicalismo, pragmatismo,  etc. Mt 24:5; Lc 21:8; 2Ts 2:3; 1Tm 4:1-2; 2Tm 4:1-4; 3:1-5,13. Este sinal já está 100% cumprido, desde o século I, e recentemente. Não esperamos sinais, mas sim o som (da trombeta de Deus)!...
b. Assim, a vinda de Cristo para arrebatar a Sua noiva é I-M-I-N-E-N-T-E!!! Ela podia ter ocorrido há séculos atrás (todos os crentes do N.T. a esperavam a cada dia das suas vidas!), pode demorar séculos ainda, pode ser ainda HOJE (Amém). Pode ocorrer a qualquer momento sem limites de prazos (“no mínimo depois de tais sinais ou prazo, no máximo antes de tais sinais ou prazos”). Devemos estar preparados e anelantes, continuamente.
c. Os sinais da Revelação de Cristo ao mundo serão (já na Tribulação):

Extrema corrupção 2Tm 3:1-5
Multiplicação de viagens, de ciência Dn 12:4
Escarnecedores 2Pd 3:3-4
Guerras, fomes, terremotos, pestes Mt 24:3-8; Lc 21:9-11
Reajuntamento de Israel Ez 36:20-24

e. Não podemos marcar o instante do Arrebatamento Mt 24:36;
f. Isto não proíbe que talvez os mais atentos de nós possamos reconhecer a “estação” ou “tempo” imediatamente precedentes ao Arrebatamento Mt 24:3-8;
g. Cremos que o Arrebatamento está às portas, extraordinariamente próximo, porque, além da apostasia da doutrina já ter se cumprido há muitos séculos e estar extraordinariamente patente agora, já as “sombras” dos sinais até da Revelação estão fortíssimas!
Aplicação: para o descrente: Jo 3:18; 2Co 6:2;
para o crente Mt 24:42,46.

10.2.2. A 1a. ETAPA DA 2a. VINDA DE CRISTO (ARREBATAMENTO): NOS ARES, PARA BUSCAR SUA NOIVA
O Arrebatamento é iminente Fp 4:5; Ap 22:20; 16:15. Será súbito 1Co 15:52. Literal, corporal, pré-tribulacional, pré-milenial. Os salvos o amam 2Tm 4:8, o esperam Fp 3:20, oram por ele Ap 22:20, vigiam à sua espera Mt 24:42.
O propósito de Cristo, no Arrebatamento, é o de receber Sua noiva (o conjunto de todos os salvos do N.T.) em eterna e bendita união Ef 5:27; Ap 19:6-8; 22:20. Retirado da Terra o Espírito Santo com a Igreja (seu sal), o mundo rapidamente entrará no mais completo estado de putrefação moral e espiritual Gn 6:3; Mt 5:13-16; 2Ts 2:6-8.

10.2.3. O ARREBATAMENTO DA IGREJA Jo 11:25-26; 1Ts 4:16-17; 1Co 15:50-53
a.  Os corpos de todos os que morreram em Cristo (logo, só os salvos do N.T.) serão ressuscitados.
b.  Uma fração de segundos depois, os corpos de todos os salvos então vivos serão transformados.
c.  Tanto os corpos ressuscitados como os transformados serão: incorruptíveis; imortais; glorificados, semelhantes ao que Cristo tem hoje 1Jo 3:2.
d.   Após isto, todos os salvos do N.T. serão corporalmente arrebatados nos ares, para, em seus corpos glorificados, estarem com o Senhor pela eternidade dos séculos.

10.2.4. A Igreja não passará pela tribulação, porque:
1.   A Bíblia nunca assim o declarou explicitamente.
2.   Ap 1 fala do passado (“as coisas que vistes”); Ap 2,3 do presente (“as coisas que são”) ; Ap 4-22 do futuro (“as coisas que hão de ser”). Depois de Ap 3 a Igreja nunca é mencionada. Em Ap 4 os 24 anciãos (símbolos da Igreja) já estão no trono antes de começar a Tribulação; em Ap 19:8,14 a Igreja

VOLTA à terra ao final da Tribulação; logo não estava aqui naquele período!

3.   Cristo prometeu à Igreja verdadeira “Eu te guardarei da hora da provação” Ap 3:10.
4.   Ap 15:1; 16:1,19 dizem que a Grande Tribulação é um período de juízo sobre um mundo ímpio, a Igreja apóstata, e Israel rebelde. Usam expressões fortíssimas: “flagelo”, “vinho do furor de Deus”, “7 taças da cólera de Deus”! Mas Jo 5:24, Rm 5:9, 1Ts 5:9 nos garantem que o salvo “não entra em juízo”, “não foi destinado para a ira”, e “Jesus nos livra da ira vindoura”.
5.   A Grande Tribulação, embora afetando o mundo inteiro, é primordialmente para castigar Israel Jr 30:4-9; Dn 12:1; Mt 24:15,21.
6.   Não há nenhum sinal cronológico quanto à vinda de Cristo para arrebatar a Igreja; mas há muitos sinais cronológicos (“1260”, “2520 dias”, “tempo, tempos e metade de tempo”, “42 meses”, etc.) que se aplicam só a Israel.
7.   Dn 9:25-27 profetizou 70 semanas para Israel. Na 69a., Israel rejeitou e crucificou seu Senhor, por isso a “fita” de Israel foi interrompida e acionada a da Igreja. Completada esta, será reacionada a fita de Israel, para cumprir-se a 70a. semana, a Grande Tribulação, chamada “Tribulação de Jacó” em Dn 12:1; Jr 30:7; Ap 12:7-9. Como a Igreja não esteve presente nas primeiras 69 semanas, não estará na 70a.
8.   A trombeta de 1Co 15:52 (instantânea; relacionada com o Arrebatamento) é diferente da de Ap 10:17; 11:15-19 (prolongada Ap 10:7; relacionada com juízo)!
9.   José (tipo de Cristo) casou-se com Asená (tipo da Igreja) quando estava rejeitado pelos seus irmãos (tipo de Israel) e antes dos 7 anos de fome Gn 41:45. Enoque foi arrebatado antes do dilúvio Jd 14-16; Gn 5:24; Noé, antes das águas Gn 6; Lc 17:26-27,30; Ló, antes do fogo Gn 19; Lc 17:28-30.
10.Somente quando a Igreja (“o sal”) for retirado é que o mundo entrará em completa e veloz putrefação moral e espiritual (2TS 2:67-10).
11.A Igreja, o corpo de Cristo, é uma só com Ele e em Ele. Portanto, se Igreja passasse pela 70a. semana, o próprio Cristo passaria pelo julgamento e castigo de Deus, o que é impossível Hb 9:25-27.
12.Se a Igreja passasse pela Tribulação, como todos lá têm que se sujeitar ao Diabo Ap 13:7, então Cristo estaria sujeito ao Diabo ou deixaria de ser o cabeça da Igreja.

10.2.5. NOTAS SOBRE AS RESSURREIÇÕES
·    Imediatamente após a morte, vai-se para um estado real e consciente: os salvos para o Paraíso, para gozo inefável 2Co 5:6-9; os perdidos para o inferno, para sofrimento indescritível Lc 16:19-31.
·   A Bíblia ensina ressurreição física, corporal, literal: Gn 22:5; 1Rs 17:21-22; Lc 14:13-14; 1Co 15:20-22; 1Ts 4:16-17; Ap 20:4-6,12-13.
·    Há 2 ressurreições distintas:
·    A 1a. ressurreição (para a vida) é em etapas:
·    Etapa Primícia: Cristo, quando ressuscitou 1Co 15:23;
·    Etapa Igreja:     Ressurreição de todos os salvos do N.T., no Arrebatamento 1Ts 4:16; 1Co 15:23;
·    Etapa V.T. + mártires da Tribulação: Ressurreição de todos os salvos do V.T. + mártires da Tribulação, ao final dos seus 7 anos Is 26:19; Dn 12:2-3; Ap 20:4;
·     Etapa milênio: Necessariamente haverá ressurreição ou transformação-dos-corpos dos salvos do milênio. Mas a Bíblia não dá detalhes.
·    A 2a. Ressurreição (para a morte): ocorrerá após o Milênio Ap 20:5,11-13.

10.2.6. BEMA, O TRIBUNAL DE CRISTO, PARA JULGAMENTO E GALARDOAMENTO DOS SALVOS
a.   Para todos os salvos da Igreja Rm 14:10-12; 1Co 3:11-15; 2Co 5:10.
  Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo.    Porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim, E toda a língua confessará a Deus.    De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.  (Romanos 14:10-12 BRP)
  Porque ninguém pode por outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.    E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha,    A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.    Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão.    Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.  (1 Corintios 3:11-15 BRP)
  Porque todos devemos comparecer ante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o que tiver feito por meio do corpo, ou bem, ou mal.  (2 Corintios 5:10 BRP)

b.   Na 2a. vinda de Cristo:  2Tm 4:8; Ap 11:17-18; 22:12.

  Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.  (2 Timoteo 4:8 BRP)
  Dizendo: Graças te damos, Senhor Deus Todo-Poderoso, que és, e que eras, e que hás de vir, que tomaste o teu grande poder, e reinaste.    E iraram-se as nações, e veio a tua ira, e o tempo dos mortos, para que sejam julgados, e o tempo de dares o galardão aos profetas, teus servos, e aos santos, e aos que temem o teu nome, a pequenos e a grandes, e o tempo de destruíres os que destroem a terra.  (Revelação 11:17-18 )
  E, eis que cedo venho, e o meu galardão está comigo, para dar a cada um segundo a sua obra.  (Revelação 22:12 BRP)

c.   Após o Arrebatamento, antes da Revelação, pois viremos com Ele: Zc 14:5; Cl 3:4

  E fugireis pelo vale dos meus montes, pois o vale dos montes chegará até Azel; e fugireis assim como fugistes de diante do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá. Então virá o SENHOR meu Deus, e todos os santos contigo.  (Zacharias 14:5 BRP)
  Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória.  (Colossenses  3:4 BRP)

d.   Nos ares, em conseqüência de (b).

e.   Com base em:

os motivos e atitudes secretas do coração 1Co 3:11-15 + 4:5;

  Porque ninguém pode por outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.    E, se alguém sobre este fundamento formar um edifício de ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha,    A obra de cada um se manifestará; na verdade o dia a declarará, porque pelo fogo será descoberta; e o fogo provará qual seja a obra de cada um.    Se a obra que alguém edificou nessa parte permanecer, esse receberá galardão.    Se a obra de alguém se queimar, sofrerá detrimento; mas o tal será salvo, todavia como pelo fogo.  (1 Corintios 3:11-15 BRP)
  Portanto, nada julgueis antes de tempo, até que o Senhor venha, o qual também trará à luz as coisas ocultas das trevas, e manifestará os desígnios dos corações; e então cada um receberá de Deus o louvor.  (1 Corintions 4:5 BRP)

a mordomia e fidelidade no uso dos talentos Mt 20:1-16 (mesmo salário para os contratados tarde); 25:14-30; Lc 19:11-27; 1Co 4:2;

  Porque isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens.    E a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe.    E, tendo ele partido, o que recebera cinco talentos negociou com eles, e granjeou outros cinco talentos.    Da mesma sorte, o que recebera dois, granjeou também outros dois.    Mas o que recebera um, foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor.    E muito tempo depois veio o senhor daqueles servos, e fez contas com eles.    Então aproximou-se o que recebera cinco talentos, e trouxe-lhe outros cinco talentos, dizendo: Senhor, entregaste-me cinco talentos; eis aqui outros cinco talentos que granjeei com eles.    E o seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.    E, chegando também o que tinha recebido dois talentos, disse: Senhor, entregaste-me dois talentos; eis que com eles granjeei outros dois talentos.    Disse-lhe o seu senhor: Bem está, bom e fiel servo. Sobre o pouco foste fiel, sobre muito te colocarei; entra no gozo do teu senhor.    Mas, chegando também o que recebera um talento, disse: Senhor, eu conhecia-te, que és um homem duro, que ceifas onde não semeaste e ajuntas onde não espalhaste;    E, atemorizado, escondi na terra o teu talento; aqui tens o que é teu.    Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei?    Devias então ter dado o meu dinheiro aos banqueiros e, quando eu viesse, receberia o meu com os juros.    Tirai-lhe pois o talento, e dai-o ao que tem os dez talentos.    Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundancia; mas ao que não tiver até o que tem ser-lhe-á tirado.    Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.  (Mateus 25:14-30 )
  E, ouvindo eles estas coisas, ele prosseguiu, e contou uma parábola; porquanto estava perto de Jerusalém, e cuidavam que logo se havia de manifestar o reino de Deus.    Disse pois: Certo homem nobre partiu para uma terra remota, a fim de tomar para si um reino e voltar depois.    E, chamando dez servos seus, deu-lhes dez minas, e disse-lhes: Negociai até que eu venha.    Mas os seus concidadãos odiavam-no, e mandaram após ele embaixadores, dizendo: Não queremos que este reine sobre nós.    E aconteceu que, voltando ele, depois de ter tomado o reino, disse que lhe chamassem aqueles servos, a quem tinha dado o dinheiro, para saber o que cada um tinha ganhado, negociando.    E veio o primeiro, dizendo: Senhor, a tua mina rendeu dez minas.    E ele lhe disse: Bem está, servo bom, porque no mínimo foste fiel, sobre dez cidades terás autoridade.    E veio o segundo, dizendo: Senhor, a tua mina rendeu cinco minas.    E a este disse também: Sê tu também sobre cinco cidades.    E veio outro, dizendo: Senhor, aqui está a tua mina, que guardei num lenço;    Porque tive medo de ti, que és homem rigoroso, que tomas o que não puseste, e segas o que não semeaste.    Porém, ele lhe disse: Mau servo, pela tua boca te julgarei. Sabias que eu sou homem rigoroso, que tomo o que não pus, e sego o que não semeei;    Por que não puseste, pois, o meu dinheiro no banco, para que eu, vindo, o exigisse com os juros?    E disse aos que estavam com ele: Tirai-lhe a mina, e dai-a ao que tem dez minas.    (E disseram-lhe eles: Senhor, ele tem dez minas.)    Pois eu vos digo que a qualquer que tiver ser-lhe-á dado, mas ao que não tiver, até o que tem lhe será tirado.    E quanto àqueles meus inimigos que não quiseram que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui, e matai-os diante de mim.  (Lucas 19:11-27 BRP)
Além disso, requer-se dos despenseiros que cada um se ache fiel.  (1 Corintios 4:2 BRP)

e dos bens que Deus nos emprestou Mt 6:20; 2Co 9:6; 8:12; Gl 6:7;

  Mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam.  (Mateus 6:20 BRP)
  E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundancia, em abundancia ceifará.  (2 Corinthians 9:6 BRP)
  Porque, se há prontidão de vontade, será aceita segundo o que qualquer tem, e não segundo o que não tem.  (2 Corinthians 8:12 BRP)
  Não erreis: Deus não se deixa escarnecer; porque tudo o que o homem semear, isso também ceifará.  (Gálatas 6:7 BRP)

o zelo em ganhar almas Dn 12:3; 1Ts 2:19-20;

  Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos ensinam a justiça, como as estrelas sempre e eternamente.  (Daniel 12:3 BRP)
  Porque, qual é a nossa esperança, ou gozo, ou coroa de glória? Porventura não o sois vós também diante de nosso Senhor Jesus Cristo em sua vinda?    Na verdade vós sois a nossa glória e gozo.  (1 Tessalonicenses 2:19-20 BRP)

o amor manifesto, principalmente aos irmãos Mt 10:40,42; 25:34-40; Gl 6:10;
  Quem vos recebe, a mim me recebe; e quem me recebe a mim, recebe aquele que me enviou.  (Mateus 10:40 BRP)
  E qualquer que tiver dado só que seja um copo de água fria a um destes pequenos, em nome de discípulo, em verdade vos digo que de modo algum perderá o seu galardão.  (Mateus 10:42 BRP)
  Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo;    Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me;    Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me.    Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber?    E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos?    E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te?    E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.  (Mateus  25:34-40 BRP)
  Então, enquanto temos tempo, façamos bem a todos, mas principalmente aos domésticos da fé.  (Gálatas 6:10 BRP)
 a perseverança nas perseguições Mt 5:11-12; 2Tm 2:12; Tg 1:12.
  Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós por minha causa.    Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.  (Mateus 5:11-12 BRP)
  Se sofrermos, também com ele reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará;  (2 Timoteo 2:12 BRP)
  Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.  (James 1:12 BRP)

f.   Resultando não em salvação/condenação, mas sim em recompensas e galardões:
·     A coroa do gozo 1 Ts 2:19 para o ganhador de almas;
  Porque, qual é a nossa esperança, ou gozo, ou coroa de glória? Porventura não o sois vós também diante de nosso Senhor Jesus Cristo em sua vinda?  (1 Tessalonicenses 2:19 BRP)
 ·     A coroa da justiça 2Tm 4:8 para quem organiza sua vida no amor e esperança da 2a. vinda de Cristo;
  Desde agora, a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia; e não somente a mim, mas também a todos os que amarem a sua vinda.  (2 Timoteo 4:8 BRP)
 ·     A coroa da vida Tg 1:12; Ap 2:10 para o pronto a morrer por Cristo;
  Bem-aventurado o homem que suporta a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida, a qual o Senhor tem prometido aos que o amam.  (James 1:12 BRP)
  Nada temas das coisas que hás de padecer. Eis que o diabo lançará alguns de vós na prisão, para que sejais tentados; e tereis uma tribulação de dez dias. Sê fiel até à morte, e dar-te-ei a coroa da vida.  (Revelação 2:10 BRP)
 ·     A coroa da glória 1Pd 5:1-4 para o fiel como pastor do rebanho;
  Aos presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da glória que se há de revelar:    Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de amimo pronto;    Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.    E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa da glória.  (1 Pedro 5:1-4 BRP)



Nenhum comentário:

Postar um comentário