sábado, 24 de setembro de 2011

ESTUDOS DOUTRINÁRIOS / ABRAÃO NO EGITO

ABRÃO NO EGITO

Gn:  12:9 a 20

O SENHOR havia mandado Abrão ir para a terra dos cananeus, e ali prometeu dar a terra aos seus descendentes. Depois de atravessar a terra de norte a sul, peregrinando na terra da promessa como em terra alheia, habitando em tendas (Hebreus 11:8-9), Abrão continuou seguindo em direção ao sul, para o Neguebe, uma região sujeita a secas freqüentes. Era o caminho para quem vai ao Egito.
Havia fome naquela terra: por ser uma região semi-árida, as colheitas eram escassas, e as pastagens secavam impedindo a alimentação dos animais.
O Egito, graças ao delta do rio Nilo, tinha água suficiente para sustentar a agricultura e pastagens para os animais. Por isso Abrão seguiu para lá, afastando-se da terra para onde Deus o havia mandado. Na Bíblia, o Egito simboliza o mundo. Assim como Abrão, muitos crentes são tentados pelas atrações do mundo, que parece oferecer um estilo de vida agradável e se esquecem da santificação necessária aos que pertencem a Deus.
A população do Egito ainda era pequena naquele tempo, e a chegada de Abrão com seu séquito de servos, manadas e rebanhos atrairia muita atenção. Mas sua preocupação maior era sua própria segurança, pois sua esposa Sarai era muito formosa, embora tivesse 65 anos de idade (estava ainda no auge de sua beleza, pois viveu 127 anos); os egípcios poderiam cobiçá-la, e matar Abrão para ficar com ela.
Para evitar esse perigo, ele usou de um artifício: mandou Sarai dizer aos egípcios que era apenas irmã dele (o que era verdade, pois também era filha de Terá, mas de outra mulher que a mãe de Abrão - Gênesis 20:12). Assim, se eles se apaixonassem por ela, eles tratariam bem não só a ela, mas também a ele por ser seu irmão.
Este ato de Abrão, nos parece muito censurável, pois não somente ele iria iludir os egípcios faltando com a verdade, mas também parece demonstrar um enfraquecimento de sua fé.
O que ele previa aconteceu: o próprio Faraó recebeu Sarai em sua casa com a intenção de fazê-la sua esposa, e tratou bem a Abraão que ali enriqueceu muito. É provável que a situação de Sarai, separada dele e morando com Faraó, tenha trazido grande amargura para Abrão.
Mas o SENHOR interveio, punindo Faraó e sua família com grandes pragas: não temos sua descrição, mas levaram Faraó a descobrir que Sarai, além de irmã, era também esposa de Abrão.
Faraó repreendeu Abrão por tê-lo iludido, e o expulsou com sua esposa e todos os seus bens.


Nenhum comentário:

Postar um comentário