domingo, 2 de janeiro de 2011

ESTUDOS DOUTRINÁRIOS / OS PEIXES MORRERAM NO DILÚVIO?

                   OS PEIXES MORRERAM NO DILÚVIO?

      Gn 7:22 Tudo o que [tinha] fôlego de espírito de vida em seus narizes, tudo o que [havia] no seco, morreu.
      Quando Deus anunciou o Dilúvio, suas palavras foram: Então, disse Deus a Noé: O fim de toda carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os desfarei com a terra, Gn 6:13. A primeira impressão que essas palavras causam, é que TUDO seria destruído, nada do que foi criado por Deus ficaria vivo fora da arca. Porém ao falar novamente sobre o dilúvio em Gn 6:17 o Senhor disse: Porque eis que eu trago um dilúvio de águas sobre a terra, para desfazer toda carne em que [há] espírito de vida debaixo dos céus: tudo o que há na terra expirará. Sabemos que os peixes vivem na água e não na terra, portanto as águas do dilúvio não afetariam em nada os peixes.
      Veja as passagens dos animais entrando na arca em Gn 7:8,9  Dos animais limpos, e dos animais que não [são] limpos, e das aves, e de todo o réptil sobre a terra, entraram de dois em dois para Noé na arca, macho e fêmea, como Deus ordenara a Noé. Nesses versículos vemos que entram todos os animais que viviam SOBRE A TERRA, deixando claro que os peixes não entraram na arca. Ora, se os peixes não entraram na arca e existem até hoje é porque eles não morreram no dilúvio.
      A narrativa APÓS o dilúvio diz: E expirou toda carne que se movia sobre a terra, tanto de ave como de gado, e de feras, e de todo o réptil que se roja sobre a terra, e de todo homem. Gn 7:21.
      Se existe ainda alguma dúvida, o versículo 22 é suficiente para tirá-la: Tudo o que [tinha] fôlego de espírito de vida em seus narizes, tudo o que [havia] no seco, morreu. Sabemos que os peixes não respiram pelas narinas e que também não vivem no seco.

No versículo 23 quando é descrito a morte dos animais, novamente os peixes não são citados: Assim, foi desfeita toda substância que [havia] sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil e até à ave dos céus; e foram extintos da terra; e ficou somente Noé e os que com ele [estavam] na arca.


Nenhum comentário:

Postar um comentário