segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

ESTUDOS DOUTRINÁRIOS / O CORAÇÃO


O   CORAÇÃO
Jesus dizia sobre o reino dos céus em parábola a toda aquela multidões que estava diante dele:
“Outra parábola lhes propôs, dizendo: O reino dos céus é semelhante a um homem que semeou boa semente no seu campo; mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou o joio no meio do trigo e retirou-se.
E, quando a erva cresceu e produziu fruto, apareceu também o joio.
Então, vindo os servos do dono da casa, lhe disseram: Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde vem, pois, o joio?
Ele, porém, lhes respondeu: Um inimigo fez isso. Mas os servos lhe perguntaram: Queres que vamos e arranquemos o joio?
Não! Replicou ele, para que, ao separar o joio, não arranqueis também com ele o trigo. Deixai-os crescer juntos até à colheita, e, no tempo da colheita, direi aos ceifeiros: ajuntai primeiro o joio, atai-o em feixes para ser queimado; mas o trigo, recolhei-o no meu celeiro.”   Mat 13:24-30.
Jesus compara o Reino dos Céus a um homem que semeou boa semente no seu campo, mas que enquanto os homens dormiam, o inimigo daquele homem semeou joio no meio das suas sementes de trigo e, depois, se retirou.
O homem que é o dono do campo é Ele mesmo, Jesus de Nazaré, Aquele que Deus enviou para manifestar Sua Face, Sua Palavra aos homens  e trazer alimento as almas dos cansados e oprimidos.
O seu campo é o coração dos homens. É ali, no coração de quem ouve sua Palavra e crê, que ele semeia a boa semente.
A Boa Semente é a Palavra de Deus, que é viva e é Espírito. E se pela fé cremos nela e a guardamos, então quando entra nos nossos corações faz de nós santuários vivos do próprio Deus, por meio da nossa  fé em Cristo Jesus.
“O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida.”  João 6: 63.
 E o Reino dos Céus é “aquele homem” junto com o seu semear, a sua semente e também o trigo produzido.
O Trigo é o fruto do Espírito Santo em nosso coração.
Ou seja, o Reino dos céus é Jesus Cristo que sendo na forma de Deus, não teve por usurpação o ser igual a Deus, mas se aniquilando a si mesmo se fez servo, se tornando em forma de homem, para servir a Deus semeando a Sua Palavra nos corações dos homens que, então, aprovados pela fé passam a ser parte do seu Reino.
“Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus; antes, a si mesmo se esvaziou, assumindo a forma de servo, tornando-se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana, a si mesmo se humilhou, tornando-se obediente até à morte e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou sobremaneira e lhe deu o nome que está acima de todo nome, para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho, nos céus, na terra e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai.” Fp 2:5-11
 Por isso ele se faz “filho do homem”, filho no sentido de ser o fruto verdadeiro do homem, ou seja, o fruto verdadeiro que todo homem foi criado para dar, mas que pelo pecado não conseguiu.
Esse fruto, Jesus Cristo produz, pela sua perfeita santidade e comunhão com Deus, ainda que em forma de homem como se fez. Tendo Ele atingido, e só Ele, a estatura de varão perfeito diante do PAI, o único  filho em quem Deus se compraz.
Abrindo depois do seu sacrifício a possibilidade dos demais homens atingir essa estatura de graça diante de Deus, porém pela Sua própria presença habitando dentro de nós. Nós que pela fé em Cristo cremos e à Ele nos rendemos.
 “Até que todos cheguemos à unidade da fé e do pleno conhecimento do Filho de Deus, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo” Efésios 4:13
 O Reino dos Céus é semelhante a “Ele na sua obra de semear a boa semente no seu terreno”, porque todos os homens e seus corações (o terreno) foram feitos por Ele e para Ele e, a Semente Santa e Incorruptível, é o seu próprio Espírito semeado dentro de nós.
 “…pois, nele, foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra, as visíveis e as invisíveis, sejam tronos, sejam soberanias, quer principados, quer potestades. Tudo foi criado por meio dele e para ele.” Col  1: 16.
“…pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente.” 1Pe 1:23
 Sendo que tanto Ele, sua Semente e os bons frutos  que nascem dela (o trigo) em sua terra, são uma coisa só: o seu Reino, que é Deus mesmo em todas elas.
 Por isso que é um só homem que planta:
 “O reino dos céus é semelhante a um homem que semeou boa semente no seu campo”
E são muitos os que dormem, na atuação contrária do inimigo:
 “mas, enquanto os homens dormiam, veio o inimigo dele, semeou o joio no meio do trigo e retirou-se.”
Porque o homem que plantou a boa semente não dorme. Mas em nós, nos que foram plantados (todos nós que recebemos com fé a boa notícia de Jesus Cristo), estes dormem.
Dormimos porque o pecado em nosso membros guerreiam contra a Santidade de Deus que agora habita em nós. E, por assim ser, é se esforçando que conseguimos entrar no Reino dos Céus. Em temor ao seu Nome.
 “A Lei e os Profetas vigoraram até João; desde esse tempo, vem sendo anunciado o evangelho do reino de Deus, e todo homem se esforça por entrar nele.” Lucas 16:16
 Porque mesmo recebendo o Reino dos Céus no coração,  o Espírito de Deus, pois da semelhança do Reino e do Espírito está escrito…
 “Se, porém, eu expulso demônios pelo Espírito de Deus, certamente é chegado o reino de Deus sobre vós.”  Mat 12:28
(o Reino de Deus é aqui equiparado com o Espírito de Deus)
“Interrogado pelos fariseus sobre quando viria o reino de Deus, Jesus lhes respondeu: Não vem o reino de Deus com visível aparência. Nem dirão: Ei-lo aqui! Ou: Lá está! Porque o reino de Deus está entre de vós.” Lucas 17:20-21
 …mesmo assim, ainda carregamos aqui neste mundo o corpo do pecado, que é mortificado dia após dia.
Porém, enquanto o verdadeiro Dia (a Luz do Espírito Santo) não rompe a noite (nossa carne), somos muitas vezes alvejados por dardos que semeiam em nós sementes malignas (o joio), que vão crescendo em paralelo com a boa vontade de Deus dentro de nós, fazendo com que nossos membros, na carne, guerreiem contra o espírito e o espírito contra a carne.
 “Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.” Gal. 5:17 .
 Onde prevalecerá ou a carne para a morte ou o espírito para a vida. Dependendo da entrega de cada um de nós por amor a Cristo Jesus, para então o agir do amor de Deus em nossos corações prevalecer. [de nós depende a entrega, pois a Obra em nós só Ele pode fazer]
Sabendo que nessa guerra só poderá haver vitória na Justiça de Cristo em nós, e não mais na nossa própria força em si mesma. Mas toda nossa força e todo nosso coração rendidos à Vontade e a Força de Cristo Jesus em nós. Porque a força está Naquele que está em nós.
 Filhinhos, vós sois de Deus e tendes vencido os falsos profetas, porque maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo.”  1 Jo 4:4.
 O Inimigo de Jesus Cristo é Satanás, quem semeia o Joio.
 Nessa dor para que “nasça” o Filho de Deus em nós, dia após dia (como dores de parto), muitas vezes adormecemos por fora.
Nos embriagamos na carne, diante da pressão do mundo.
Porém, sendo mesmo seus escolhidos, devemos estar sempre com o coração velando por Jesus, pela voz do nosso Amado.
Tudo numa luta mais e mais intensa, como uma mulher que tem suas contrações da gravidez aumentadas quanto mais perto está para dar à luz o filho.
É assim que diz o Espírito Santo, por meio de Salomão, no livro Cântico dos cânticos, diz numa alusão ao amor entre a verdadeira Esposa de Cristo Jesus, sua Igreja, e Ele:
“Eu dormia, mas o meu coração velava; eis a voz do meu amado, que está batendo: Abre-me, minha irmã, querida minha, pomba minha, imaculada minha, porque a minha cabeça está cheia de orvalho, os meus cabelos, das gotas da noite.” Cantares 5:2
 [Sabendo que sua verdadeira Igreja é o coração de cada um de nós em quem Ele escolheu para habitar.]
 Nessa luta para que Ele resplandeça em nós, por mais que venhamos adormecer por fora, estamos constantemente com o coração “velando” por Ele, por sua Voz durante toda “a noite” da nossa aflição neste mundo. Por que é assim com os que de verdade amam a Jesus Cristo.
 Assim,  é quando os homens dormem, que o Inimigo semeia a má semente (que dão nas obras da carne: rixas, divisões, inveja, prostituição, mentira, ira, rancor…)


“Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções, invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.” . Gal 5:19.
Também é quando a semente boa cresce e começa a dar frutos em nós que também toda semente má se manifesta para tentar atrapalhar.
“E, quando a erva cresceu e produziu fruto, apareceu também o joio.”
Mas nisso vemos mais uma vez Jesus Cristo sendo glorificado.
Pois mostra que justamente por tanta luta, com tantos ataques em nossas fraquezas, aqueles bons frutos que produzimos não poderiam ser da nossa própria terra (de nós mesmos), mas são frutos da Boa Semente ali plantada (do Espírito Santo em nós).
Assim também, a cada fraqueza que resistimos, a cada tombo de que Deus nos levanta, no nosso constante arrependimento, em todo romper, é mostrado a toda Criação que Deus pode fazer de seres frágeis e pequenos como nós primícias de toda sua Criação,  fontes dos melhores frutos que glorificam a Deus, mesmo em meio a tanta luta e fraqueza.
“Porque Deus, que disse: Das trevas resplandecerá a luz, ele mesmo resplandeceu em nosso coração, para iluminação do conhecimento da glória de Deus, na face de Cristo. Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus e não de nós. “  2 Corintios 4:6-7.
Os servos do dono da casa são os anjos de Deus, que servem a Jesus.
Eles questionam:
“Senhor, não semeaste boa semente no teu campo? Donde vem, pois, o joio?”
Jesus responde:
“Ele, porém, lhes respondeu: Um inimigo fez isso.”
E então perguntam novamente:
“Mas os servos lhe perguntaram: Queres que vamos e arranquemos o joio?”
Ou seja,
Os anjos se indignam e dizem:
- Mas Senhor, não puseste nestes homens que creram no teu Nome teu próprio Espírito, sendo Eles agora primícias de toda Sua Criação? Porque então tais frutos?
E então Jesus diz:
- Satanás fez isso com eles, semeando coisas más.
E então eles perguntam para Jesus se não quer que eles destruam essa afronta ao seu Nome,  pelo  mal que é produzido na sua terra.
E Jesus, numa misericórdia e num amor muito mais excelente que dos anjos responde, em sua infinita Sabedoria:
Não! Replicou ele, para que, ao separar o joio, não arranqueis também com ele o trigo. Deixai-os crescer juntos até à colheita, e, no tempo da colheita, direi aos ceifeiros: ajuntai primeiro o joio, atai-o em feixes para ser queimado; mas o trigo, recolhei-o no meu celeiro.”
Assim pois, quando vier novamente o Senhor Jesus nos céus, com os seus anjos da ceifa,
“Então, aparecerá no céu o sinal do Filho do Homem; todos os povos da terra se lamentarão e verão o Filho do Homem vindo sobre as nuvens do céu, com poder e muita glória. E ele enviará os seus anjos, com grande clangor de trombeta, os quais reunirão os seus escolhidos, dos quatro ventos, de uma a outra extremidade dos céus.”
Mat 24:30-31.
…será queimado todo fruto mal junto e, o que ficar em nós de Jesus Cristo, será guardado em seu Celeiro, no seu Reino, que é guardado e revestido do seu próprio Espírito, o único “metal mui precioso” que resistirá ao fogo da Sua presença.
Temamos pois isso, sabendo que o que edificamos fora de Jesus desaparecerá.
(toda: auto-justiça, religiosidade de homens, conhecimento da própria mente carnal como se fosse verdadeiro conhecimento de Deus, prostituições, mentiras… )
E sofreremos suas perdas, dolorosamente, como que passados pelo fogo.
Quando então ficará de nós para Eternidade só aquilo que cresceu e frutificou em Jesus, Dele em nós, debaixo da sua graça e misericórdia.
Sabendo ainda que, se junto com a nossa carne deixarmos sair também o nosso coração da Sua Palavra e amor, então será isto como se destruíssemos o seu Templo.
E, neste caso, já não há o que ser salvo em tal homem, porque é do coração que provém as fontes da vida. Restando neste caso apenas a terrível expectativa da condenação e do fogo eterno.
Porque ninguém pode lançar outro fundamento, além do que foi posto, o qual é Jesus Cristo. Contudo, se o que alguém edifica sobre o fundamento é ouro, prata, pedras preciosas, madeira, feno, palha, manifesta se tornará a obra de cada um; pois o Dia a demonstrará, porque está sendo revelada pelo fogo; e qual seja a obra de cada um o próprio fogo o provará.
Se permanecer a obra de alguém que sobre o fundamento edificou, esse receberá galardão; se a obra de alguém se queimar, sofrerá ele dano; mas esse mesmo será salvo, todavia, como que através do fogo. Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado.” 1 Corintios  3:11-17.
E se é assim que nós seremos salvos em Cristo, temendo a Deus para não sair da sua singeleza, misericórdia e do amor ao próximo; imaginemos então o que não será daqueles que nem a Cristo Jesus tem?
Que Jesus Cristo, nosso Pai e Justificador de nossas faltas, possa nos guardar de todo mal e nos livrar de todas nossas fraquezas e tentações. Para que então todos juntos, como seus pequeninos, possamos estar com Ele no seu Reino e desfrutar do seu amor para todo sempre, amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário