sexta-feira, 25 de março de 2011

ESTUDOS DOUTRINÁRIOS/ A TRIBO DE DÃ

Segredos da tribo de Dan

[Dã.JPG]


A impressionante historia do povo de Israel é uma fonte de profundos ensinamentos espirituais. Desde o seu estabelecimento, por Deus, como nação escolhida, até às aplicações que fazemos nos dias de hoje ao povo que fielmente aguarda a volta de Jesus, somos presenteados com um banquete de lições cujo conteúdo implica valor eterno.

Por vezes, há pormenores que nos escapam numa leitura superficial ou mesmo detalhada mas somente num único aspeto. Uma análise aprofundada permite recolher elementos que não apenas nos surpreendem, mas demonstram que Deus nada deixa ao acaso e todas as Suas ações são de grande significado e importância para nós.

É o que acontece quando nos debruçamos sobre as tribos de Israel, nomeadas após os filhos de Jacó. E, entre tudo o que daqui podemos receber, uma delas merece a nossa atenção neste artigo: a tribo de Dan.

Nesta descoberta, partiremos dos nomes dos filhos de Jacó. Segundo o relato bíblico, e conforme a ordem de nascimento - fundamental no conceito de família que havia naquele tempo e para o nosso estudo - eles foram:
Vemos que Jacó teve 12 filhos, da parte de diferentes mulheres. Chamo a atenção do leitor, desde já, para o fato de, pela ordem de nascimento, Judá ter sido o quarto filho e Dan o quinto.

Depois do tempo passado na escravidão do Egito, Deus finalmente decide entrar em cena e libertar o Seu povo, respondendo a um clamor de séculos. Após uma série de milagres e livramentos incríveis, o povo coloca-se em marcha rumo à Terra Prometida.

No entanto, Deus não permite que eles avancem de qualquer maneira; pelo contrário, Ele dá indicações específicas de como as diferentes tribos se deveriam ordenar pelo caminho. Essa ordem era conforme segue na segunda coluna (se quiser, compare com a primeira):

Algumas observações explicativas: as tribos de Aser e Naftali fazem parte da marcha mas não é indicado o lugar exato (apenas sabemos que não estavam em primeiro nem último lugar). A tribo de Levi não é mencionada por ter sido separada em exclusivo para o serviço no tabernáculo; a de José não é incluída - estas duas ausências são colmatadas com os nomes dos dois filhos de José (Efraim e Manassés).

Chamo a atenção do leitor para o seguinte: a ordem de marcha - indicada por Deus - tem várias alterações em relação à ordem de nascimento dos filhos de Jacó que seria, digamos assim, a ordem normal para as tribos se alistarem.

E, desde já, fica bem claro que Deus ordena que Judá siga em primeiro lugar e Dan em último, fechando o cortejo pelo deserto. Porque razão? Haveria alguma preferência especial pelos membros de Judá e desprezo pelos de Dan?

Não é difícil para ninguém constatar o seguinte: quem segue na frente é observado por todos os outros! Assim, Judá seria vista, a todo o momento, por todas as outras tribos que, seguindo atrás na marcha, tinham os olhos voltados para a frente dessa enorme massa de gente.

Então, porquê Judá na frente? Por uma simples, solene e majestosa razão: seria desta tribo que surgiria o Salvador do mundo (veja Mateus 1:1-16 - em especial os versos 2 e 16 -, e Apocalipse 5:5)! Jesus seria o Principal e Maior descendente de Judá!

Simbolicamente, Jesus é que seguia na frente, era Ele quem dirigia, comandava o povo pelos difíceis caminhos do deserto. E todos os outros, seguindo atrás, estariam sempre com os olhos colocados nesse Comandante!

Vejamos agora, com algum detalhe, porque Dan seguia em último lugar.

Pouco tempo antes de sua morte, Jacó chama os seus filhos para sobre cada um proferir a sua bênção. Estas são as palavras que ele dirigiu a Dan:

'Dan julgará o seu povo, como uma das tribos de Israel. Dan será serpente junto ao caminho, uma víbora junto à vereda, que morde os calcanhares do cavalo, e faz cair o seu cavaleiro por detrás' (Génesis 49:16-17).

Estou certo que não preciso recordar ao leitor quem é, recorrentemente, tratado na Bíbia pela imagem da serpente - se precisar, veja Génesis 3:1-14, Apocalipse 12:9 e 20:2...

Mas veja também, em relação a Dan, a sentença que encontramos em Amós 8:14 'Os que juram pela culpa de Samaria, dizendo: Vive o teu deus, ó Dan; e vive o caminho de Berseba; esses mesmos cairão, e não se levantarão jamais'.

A propósito da culpa de Samaria, ideia esta associada a um tal 'deus de Dan', veja este texto de Oséias 8:5-6 'O teu bezerro, ó Samaria, te rejeitou; a minha ira se acendeu contra eles; até quando serão eles incapazes da inocência? Porque isso vem de Israel, um artífice o fez, e não é Deus; mas em pedaços será desfeito o bezerro de Samaria' (se achou algo confuso, leia apenas a parte sublinhada...).

Esta adoração errada entre o professo povo de Deus, é explicada com algum detalhe em I Reis 12:26-30. Leia atentamente este texto.

'E disse Jeroboão no seu coração: Agora tornará o reino à casa de Davi. Se este povo subir para fazer sacrifícios na casa do Senhor, em Jerusalém, o coração deste povo se tornará a seu senhor, a Roboão, rei de Judá; e me matarão, e tornarão a Roboão, rei de Judá. Assim o rei tomou conselho, e fez dois bezerros de ouro; e lhes disse: Muito trabalho vos será o subir a Jerusalém; vês aqui teus deuses, ó Israel, que te fizeram subir da terra do Egito. E pôs um em Betel, e colocou o outro em Dan. E este feito se tornou em pecado; pois que o povo ia até Dan para adorar o bezerro.'

Quer saber a quem cabia parte desta culpa? A resposta está em Juízes 18:30, onde lemos 'e os filhos de Dan levantaram para si aquela imagem de escultura...'

Recuperando o penúltimo texto, vemos que era atribuído àqueles bezerros o louvor por ter o povo saído do Egipto (!!!) - que contraste com a introdução que Deus faz aos Santos e Eternos mandamentos, quando diz 'Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão' (Êxodo 20:2)...

A Escritura demonstra que Dan se afastou dos caminhos de Deus, dando lugar ao paganismo e à idolatria.

Não admira, portanto, que Deus tenha ordenado a sua colocação no último lugar do cortejo, numa posição onde todas as outras tribos, voltadas para a frente, não a contemplassem (nem as suas obras) enquanto deambulavam pelo deserto!

Mas, espantosamente, encontramos uma maior e mais trágica evidência da desaprovação de Deus em relação ao comportamento da tribo de Dan!

O livro de Apocalipse apresenta uma relação das tribos representadas na Nova Jerusalém, aquelas que foram seladas por Deus, livres das marcas do pecado e destruição final. Veja bem na coluna da direita (se quiser, compare com as outras), as tribos que são mencionadas na revelação dada a João.

Novamente Judá (leia-se, Jesus) comandando a marcha! Mas, há uma alteração fundamental: aparece Manassés (filho de José) no lugar de... Dan!

Ou seja, em última instância, o afastamento de Deus provoca a perda da vida eterna! Quando, pelas nossas escolhas nos desviamos do caminho que Deus indica e construímos deuses que colocamos no lugar do Criador, por fim, Ele não permitirá a nossa entrada no lar eterno!

Caro leitor, se sente que a sua vida ainda não está de acordo com o propósito divino, não desanime; mas atue de imediato e procure alterar o rumo da sua vida, enquanto há tempo!

Quero relembrar-lhe um dos mais famosos membros da tribo de Dan: Sansão (veja Juízes 13). Sim, um homem separado por Deus para um serviço especial, mas que fracassou por ter feito escolhas contra a vontade de Deus.

Mas eis que, depois de passar por um descalabro terrível, no último momento os seus olhos e a sua mente de novo se voltaram para o Deus que por tanto tempo esquecera, e Ele atendeu a sua oração (Juízes 16:28-30).

Semelhantemente, a sua vida não tem de terminar em tragédia como a de Sansão; pois ainda está a tempo de suplicar ao Senhor que transforme a sua vida e não o conte entre os da tribo de Dan!


10 comentários:

  1. toda a tribo de Dan ! perdeu a salvação pagando o justo pelo peador?

    ResponderExcluir
  2. Jz 16:30 - Sansão clamou ao SENHOR e disse: SENHOR Deus, peço-te que te lembres de mim, e dá-me força só esta vez, ó Deus, para que me vingue dos filisteus, ao menos por um dos meus olhos.
    29 Abraçou-se, pois, Sansão com as duas colunas do meio, em que se sustinha a casa, e fez força sobre elas, com a mão direita em uma e com a esquerda na outra.
    30 E disse: Morra eu com os filisteus. E inclinou-se com força, e a casa caiu sobre os príncipes e sobre todo o povo que nela estava; e foram mais os que matou na sua morte do que os que matara na sua vida.
    observando que Sansão se dirige ao Senhor comas seguintes palavras: “peço-te que te lembres de mim”. Tais palavras são de arrependimento, pedido de perdão pela sua desobediência.O Senhor ouve suas suplicas e então concede o favor pedido por Sansão... o que nos leva a acreditar que Sansão foi salvo nos últimos instantes de sua vida quando pede para que Deus se lebre dele... e Deus concede o seu pedido respondendo com a força pedida por Sansão(Jz 16:30).

    ResponderExcluir
  3. porque a tribo de dã aparece em dois lugares na terra prometida.la em cima no e la em baixo no mapa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nando a paz. isso ocorre porque eles subira e invadiram a cidade de Lais, sem ordem do Senhor. Dai eles mudaram o nome da cidade para Dã conforme o patriarca da tribo. espero ter respondido. Deus Abençoe.

      Excluir
  4. Ótimo estudo. Deus abençoe. Aprendi muito.

    ResponderExcluir
  5. Graça e paz "as tribos de Aser e Naftali fazem parte da marcha mas não é indicado o lugar exato (apenas sabemos que não estavam em primeiro nem último lugar)". Isso nao esta correto pois no livro de Números 2.25-31 mostra exatamente o posicionamento das duas tribos, Em ultimo lugar junto com a tribo de Dã. Deus Abençoe.

    ResponderExcluir
  6. Bom dia
    Não conhecer a cultura Judaico e o seu contexto de estudo teológico, faz-nos criar heresias! Dizer que Sansão perdeu a Salvação e que a tribo de Dã não foram listados para serem tbm Salvos, é uma falta de conhecimento bíblico hebraico judaico sem precedentes! Favor, volta a estudar as Escrituras na visão e de visão hebraico judaico, respeitando todo contexto cultural e profético de Yisra'El. E para de levar outros ao erro e a heresia bíblica !!!
    Yaacov Yisra'El
    Shalom 👑

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito desse ensino e tenho certeza que será valioso para muitos que necessitam do assunto.obrigado

    ResponderExcluir
  8. Boa noite gostei muito desse estudo Deus abençoe grandemente

    ResponderExcluir
  9. boa noite sou calvinista e acredito na pré destinaçao.. se alguem de uma tribo que hoje fosse determinado a cumprir um proposito como Sansao que simboliza o homem e seus erros acredita que Deus nao o salvaria e que descartaria todos? pelo simples fato de pertencer a uma tribo mal..acredita que se esta nasceu ali que culpa teria de pertencer a este povo e se fosse tao ruim Deus escolheu um cara ruim pra libertaçao de Israel no caso de Sansao para ser mais mau que os filisteus ? seria esta a proposta ? ou acredita na remissao msm que Deus nao tenha dado a esta tribo conforme as escrituras Abraço

    ResponderExcluir