terça-feira, 28 de setembro de 2010

ESTUDOS DOUTRINÁRIOS / HOMEM

O Homem


1-) A origem do homem

            a- Criação: O homem foi criado à imagem e semelhança de Deus. Em outras palavras, o homem foi criado bom e justo, dotado de inteligência, consciência e livre arbítrio de maneira que pudesse exercer domínio sobre os seres viventes (Gênesis 1.26,27; Salmos 8.4-9).
            b- Propósito: Deus criou Adão com o propósito de ter comunhão com ele e fazer dele e da sua descendência, seus filhos, louvor da Sua glória (Gênesis 2.8; Efésios 1.4-5/9-12; Romanos  8.15-17)
            c- Natureza: O homem é um espírito (grego:pneuma) imortal, com personalidade própria. Possui alma (grego:psiqué) que é composta pela vontade, emoções e mente ou intelecto e habita dentro de um corpo (soma).

2-) O Espírito
           
            O espírito é o verdadeiro “eu” e é proveniente de Deus (Gênesis2.7; Hebreus 12.9). É o espírito do homem que se comunica com Deus e vice-versa (Prov 20.27; João 4.23,24; Romanos 8.16).      Nota: Na versão de Almeida, em Provérbios 20.27, diz que a “alma” do homem é a “lâmpada” do Senhor, mas o original diz o “espírito” do homem. Quando se dá a morte biológica, o espírito e a alma saem do corpo e continuam a existir, por serem eternos. O espírito não pode permanecer na terra fora do corpo.

3-) Alma
            É o centro da personalidade humana, e o elo da ligação entre o espírito. A alma pode ser dividida  em três partes:
            a- Emoções: Parte que recebe informações dos cinco sentidos.
            b- Mente: A parte que pensa ou intelecto. Em função das informações recebidas através dos cinco sentidos.
            c- Vontade: É onde se fazem as decisões.
Deus deixa sob nossa responsabilidade a salvação das nossas almas (Tiago 1.21) através da obediência à Palavra de Deus (Filipenses 2.12) e da renovação do entendimento pela mesma Palavra de Deus  (Romanos 12.2).

4-) O Corpo
            É a parte do homem constituída pela matéria. Todo o cristão deve cuidar do seu corpo da melhor forma, pois ele é a sua habitação e Templo do Espírito Santo (1 Cor 6.19-20; 3.17 e 6.13). Todas as formas de pecado trazem morte para o homem, iniciando no espírito e alma afetando o corpo de uma forma drástica. Exemplo: o ódio e o ressentimento provocam problemas nos ossos, olhos, estômago, coração, cérebro. Prostituição, adultério e outras aberrações sexuais provocam problemas renais, esterilidades e tumores nos órgãos genitais (1 Cor 6.18). Glutonaria, bebedice, tabaco, cafeína, drogas, disvirtualizam o corpo e o caráter do homem. O suicídio e a eutanásia são condenados por Deus. Como consequência, a morte eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário